sexta-feira, 20 de junho de 2014

Porco braseado na cerveja preta



Cozinhar bem não é nenhum mistério. Não é preciso anos de prática, nem ingredientes caros e difíceis de encontrar, e tampouco um conhecimento enciclopédico de tradições culinárias estrangeiras. Tudo que se precisa é dos cinco sentidos. (Alice Waters, A arte da comida simples"  


Vi essa receita em um divertidíssimo video no canal do Jaime Oliver, da argentina Felicitas Pizarro. Ela ganhou um concurso promovido pelo Jaime Oliver, e agora divulga lá seus videos de receitas. Assisti e fiquei com água na boca. Estava decidido: eu tinha que preparar esse prato para os amigos que vinham jantar. 
Primeiro tive que contar com a ajuda do açougueiro, para achar o corte certo. A bondiola não é conhecida aqui por esse nome, e sim por "copa lombo", pois é o corte com o qual se faz a copa defumada. 
Também precisei fazer alguma adaptações dos ingredientes - alguém conhece por aqui molho de soja cremoso e batata doce em calda? Nunca vi, então usei o que tinha em casa: molho de soja e batata doce 'normais', e coloquei um pouco de mel para substituir a calda da batata doce. 
Mesmo com essas adaptações, o prato ficou espetacular. A carne fica bem macia, de ser cortada com a colher, e o molho delicioso, cheio de sabores, envolve tudo. 
A receita alimentou generosamente 8 pessoas, e no dia seguinte a carne desfiada fez o melhor sanduíche do mundo!

Ingredientes
2,5 kg bondiola de porco
3 colheres de mostarda
1/2 xícara de molho de soja 
cerveja preta
10 cebolas pequenas descascadas
3 cenouras 
2 garrafas de cerveja preta
2 colheres de mel 
sal, pimenta, azeite
3 batatas doces

Modo de fazer
Tempere a carne com sal e pimenta. Aqueça o azeite em uma panela grande. Doure a carne de todos os lados. Descasque as cebolas e corte as cenouras em pedaços grandes, na diagonal. 
Junte as cebolas e as cenouras na panela. Com uma colher, espalhe a mostarda sobre a carne, despeje o molho de soja  e o mel. Junte a cerveja preta. Nessa hora, vai estar como na foto abaixo: 


Tampe a panela e baixe o fogo ao mínimo. Cozinhe por cerca de uma hora e meia. Descasque as batatas doces e corte em pedaços grandes. Junte à panela e deixe cozinhar mais uma hora, ou uma hora  e meia. 
Vigie de vez em quando, para não secar o líquido. Se for o caso, junte um pouco de água, ou abra a panela nos minutos finais para reduzir o caldo, que deve ficar grosso e dourado.


2 comentários:

arquivo

blogroll