quarta-feira, 9 de abril de 2014

Gelatina arco-iris


E o tempo vai passar
Ao longo dessa estrada.
Novas estórias lhe serão então contadas.
E você vai crescer,
Sonhar, sorrir, sofrer
Entre vilões, moinhos, dragões e poucas fadas.

(Toquinho, Canção para Jade)




Uma amiga me convidou para ajudar numa festinha de aniversário de criança. Achei o convite delicioso, adorei participar, junto com toda a família e ainda outras amigas, todo mundo envolvido nos preparativos para o festerê. Muita animação, conversas e risadas na cozinha.  Descobri que ainda me lembro de como devem ser feitos os clássicos das festas infantis. 
E quando encontrei vários pacotes de gelatina na despensa, resolvi testar uma receita nova. Esta coloridíssima gelatina arco-írís deu muito certo e ficou linda na mesa de doces.  
O preparo pode parecer um pouco trabalhoso, mas não tem segredos: é feito em etapas, aguardando-se cada camada ficar sólida antes de acrescentar a seguinte.
Quanto mais alto o recipiente, mais camadas podem ser feitas. O copinho de acrilico para doces, com cerca de 80 ml, comportou 8 camadas (4 sabores).  O ideal é que as bordas dos copinhos sejam retas, para que as camadas possam ficar todas da mesma altura.  

Ingredientes 
2 pacotes de gelatina de cada sabor (usei sabores de uva, abacaxi, morango, e limão)
água quente 
água gelada
1 caixinha de creme de leite 
1 caixinha de leite condensado  

Modo de fazer
Distribua os copinhos descartáveis em uma forma metálica. Reserve espaço no congelador que comporte a forma. 
Misture em uma tigela o creme de leite e o leite condensado. 
Prepare a primeira camada de gelatina transparente, juntado ao conteúdo da caixinha 200 ml de água fervente, mexendo para dissolver bem. Junte a seguir 200 ml de água gelada. Divida entre os copinhos preparados e leve ao congelador por quinze minutos para solidificar. 
Prepare a segunda camada, opaca, juntando ao conteúdo da caixinha de gelatina do mesmo sabor 200 ml de água fervente, mexendo bem. Junte 125 ml de água gelada, depois adicione cerca de 75 ml da mistura de creme de leite e leite condensado. Mexa bem. Retire do congelador os copinhos, verifique se a primeira camada já está razoavelmente firme. Despeje, delicadamente, um pouco da mistura em cada copinho, cuidando para que fique da mesma altura que a camada anterior.  
Repita as duas etapas com os demais sabores de gelatina, sempre esperando a camada anterior solidificar antes de adicionar a seguinte.
Quando terminar a ultima camada, leve à geladeira por pelo menos 3 horas.   
A receita rendeu 45 copinhos de 80 ml.


2 comentários:

  1. Eu já fiz assim, mas não gostei muito de tantas camadas opacas!
    Quero fazer tudo transparente para ver se fica melhor.
    Beijos, Aline
    http://24diasdeprimavera.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Eu achei o jogo claro/escuro a coisa mais legal da receita; Mas só camadas transparentes fica muito legal também!

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll