terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Bacalhau "Saudades de Lisboa"


 

 
Este prato eu fiz lembrando de um prato que provei em um restaurante, durante uma viagem. Adorei o prato, achei que o molho combina super bem, o bacalhau fica muito suculento, as batatas dão o toque crocante. Daí a tentar reproduzir em casa, um passo. 
Não sei se o que fiz em casa ficou exatamente igual ao do restaurante, mas ficou maravilhoso, foi aprovadíssimo aqui em casa. A receita dá para duas porções, bem generosas.

Ingredientes
400 g de lombo de bacalhau salgado
2 cebolas
2 colheres de azeite de oliva
1 colher de manteiga
1 colher de farinha
1 1/2 xícara de leite
1/3 de xícara de nata ou creme de leite
sal, noz moscada
4 batatas
óleo para fritura

Modo de fazer
Colocar o bacalhau de molho em água, cobrir e levar à geladeira. Deixar por três dias, trocando a água duas vezes por dia. Escorrer, colocar em uma panela, cobrir com água e cozinhar por alguns minutos. Retirar as espinhas e pele eventualmente existentes.
Cortar a cebola em anéis. Aquecer em uma frigideira o azeite de oliva e fritar a cebola, sem deixar dourar. Colocar a cebola no fundo da travessa refratária. Na mesma frigideira, adicionar mais um fio de azeite de oliva e fritar o bacalhau de leve, de todos os lados, delicadamente. Colocar o bacalhau na travessa, sobre as cebolas. 
Preparar o molho bechamel: em uma panela, aquecer a manteiga em fogo baixo, refogar a cebola, juntar a farinha e mexer. Retirar do fogo e ir adicionando aos poucos o leite quente, mexendo. Voltar ao fogo e cozinhar, mexendo sempre, até formar um molho grosso. Juntar a nata ou creme de leite, mexer e retirar do fogo, sem deixar ferver. Temperar com sal e uma pitada de noz moscada. 
Despejar o molho branco por cima do bacalhau e levar ao forno para gratinar. 
Enquanto o bacalhau está no forno, cortar as batatas em rodelas e fritar em óleo quente. Retirar o bacalhau do forno, dispor as batatas na mesma travessa e servir. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll