sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Costelinha com canjiquinha

Na minha casa
Todo mundo é bamba
Todo mundo bebe
Todo mundo samba (...)
Mas ladainha lá na minha casa
Tem reza bonitinha
E canjiquinha prá comer
(Martinho da Vila, Casa de Bamba)



Fiz costelinha com canjiquinha, mas de um jeito diferente do que costumo fazer, sem juntar tudo na mesma panela. Fiz a costelinha de porco braseada na panela, e usei parte do caldinho para preparar a canjiquinha cremosa. Gostei muito, achei sei lá, parece que se distingue melhor o sabor de todos os ingredientes.  
Este é pra cozinha de fim de semana, já que demora um pouco. Mas o resultado vale muito a pena! 




Ingredientes

1 k e meio de costelinha de porco 

3 colheres de óleo
2 cebolas picadas
2 dentes de alho picados

1/2 pimenta dedo de moça picada
200 g de canjiquinha

água fervente 


Modo de fazer
Preparar a costelinha, temperando com sal e pimenta. 2 cebolas, 2 dentes de alho, 1 pimenta picada, óleo
Aqueça o óleo em uma panela de fundo grosso, frite a peça de costela até ficar dourada de todos os lados. Retire o excesso de gordura da panela e reserve. Junte a cebola e metade do alho e refogue por mais alguns minutos. Junte a pimenta, depois cubra com água fervente e cozinhe lentamente, em fogo bem baixo. 
Depois de uma hora em que a carne está no fogo, lave a canjiquinha e deixe de molho em água fria em uma tigela por uma hora. 
Passado esse tempo, escorra a canjiquinha. Em uma panela, aqueça a gordura reservada, frite 1 dente de alho, junte a canjiquinha escorrida e refogue. Cubra com água fervente e cozinhe, mexendo às vezes.
Ccom uma concha, retire parte do caldo da panela da carne e junte à canjiquinha. Vá colocando mais água até a canjiquinha cozinhar (leva uns 30 minutos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll