terça-feira, 1 de outubro de 2013

Meus primeiros suspiros

Hoje eu preciso tomar um café, ouvindo você suspirarMe dizendo que eu sou o causador da tua insoniaQue eu faço tudo errado sempre, sempre(Jota Quest, Só hoje)



Demorei um pouco a acertar fazer merenguinhos, ou suspiros. Achava complicados de fazer, quase sempre davam errado, até testar o método das claras aquecidas previamente. Voilá, meus problemas se acabaram :) Agora dá sempre certo. 
Embora eu adore a receita simples, desta vez 'incrementei' os suspirinhos perfumando as claras com água de flor de laranjeira (amo, faz tudo ficar com gosto de ... inexplicável, sei lá... nuvem :) ). Também salpiquei por cima dos suspirinhos, antes de assar, castanhas do pará bem picadinhas.
Os merengues conservam bem por alguns dias em um pote de vidro, ou em uma lata, bem fechados. 
Acho superversáteis, ter um pote destas pequenas delícias na cozinha é um achado. Dá para servir com o cafezinho, para fazer um pavê com creme de leite e morangos, para rechear dois a dois com brigadeiro, nutella ou doce de leite...  E mesmo simples, sem mais nada, são de comer... suspirando!

Ingredientes
3 claras
9 colheres de açúcar tipo cristal
Opcional: raspas de limão, gotas de essência de baunilha, colherinhas de água de rosas ou de flor-de-laranjeira
Opcional: amêndoas ou castanhas do pará picadinhas

Modo de fazer
Arme a batedeira com a tigela e batedor de arame, bem limpos e secos. 
Coloque as claras em uma tigela de porcelana ou vidro grosso. Aqueça água em uma panelinha, na boca do fogão. 
Coloque a tigela em banho-maria, se possível sem encostar na água quente. Deixe as claras aquecerem, mexendo. Junte o açúcar e continue mexendo. O ponto certo é quando, testando com o dedo, a mistura esteja quente, mas ainda suportável.
Despeje na tigela da batedeira e bata em velocidade baixa, depois aumente a velocidade. A mistura vai espessando, aumentando de volume. Quando ficar esfriar e ficar firme, fazendo bicos, está pronto.
Se quiser adicionar algum sabor, coloque gotas de suco de limão ou de essência. Nestes, eu usei água de flor de laranjeira. 
Ligue o forno na temperatura mais baixa possível, para pré-aquecer. 
Forre uma assadeira com papel manteiga e faça os merenguinhos, com colherzinha ou bico de confeitar (rende muito!).


Se quiser, salpique com castanha do pará ou amêndoas picadinhas. 
Coloque no forno pré-aquecido por mais ou menos uma hora. A temperatura ideal para os suspiros é por volta de 120 graus. Se não tiver regulagem tão baixa no forno, coloque uma colher de pau para manter a porta do forno um pouquinho aberta. 
Estarão prontos quando estiverem sequinhos por fora, mas ainda sentir que não estão bem firmes. Desligue o forno, mas não retire os suspiros, deixe esfriarem dentro do forno. 






2 comentários:

  1. Adorei a ideia de salpicar amêndoas picadinhas ou castanha do pará, deve ficar uma delicia!

    ResponderExcluir
  2. Elisa, ficou bonito e muito gostoso mesmo!

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll