sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Frango xadrez e uma confissão

formas estranhas assume a fomequando o dia é desordeme meu sonho dorme
fome da china fome da índiafome que ainda não tomou coressa fúria que querseja lá o que flor
(Paulo Leminski, Desastre de uma ideia)




Acho que nunca contei por aqui, mas eu casei muito cedo e não sabia cozinhar absolutamente nada, nem mesmo a cozinha trivial básica. Demorei quase um mês para acertar o preparo do arroz, que ou saia cru ou queimava. Muito mais tempo levei para cozinhar um feijão decente, com caldo grosso. 
Todas as minhas aventuras na cozinha vinham de um livro de receita que havia ganhado, e que salvou as refeições da pequena família por um bom tempo.  Acho até que foi pelas dificuldades iniciais que passei que eu decidi fazer este um blog de receitas. Porque não compartilhar o que se sabe, e quem sabe ajudar alguém que esteja precisado do outro lado? 

A receita de frango xadrez que vinha no rótulo de uma embalagem foi um dos primeiros pratos que cozinhei com sucesso, e daí por diante comparecia habitualmente na cozinha. E como não? é leve, colorido, e delicioso, acredito que seja o prato chinês mais popular no Brasil. 
Eu andava meio esquecida dele, até que outro dia fui conferir na geladeira os ingredientes disponíveis para o almoço e imediatamente me veio à cabeça a ideia de preparar o frango xadrez.  Ficou muito bom, ainda não 'perdi a mão' :). 


Ingredientes
2 colheres de óleo
500 g de peito de frango em cubos
1 cebola em cubos
1 dente de alho picado
1 pedaço de gengibre ralado
1 pimentão verde em cubos
1 pimentão vermelho em cubos
1 pimentão amarelo em cubos
1/2 abacaxi
1 punhado de castanha de caju (ou amendoim torrado sem pele)
1/4 de xícara de molho de soja
1 xícara de água
1 colher de amido de milho
sal

Modo de fazer
Tempere o frango com sal. Em uma frigideira grande, aqueça o óleo, doure o frango, adicione a cebola, os pimentões, o alho e o gengibre, frite mais um pouco. Junte o abacaxi. 
Em uma tigela, mistute a água, o amido de milho e o molho de soja, junte à frigideira e deixe cozinhar até o molho engrossar. 
Desligue o fogo, adicione a castanha ou amendoim e sirva acompanhado de arroz branco. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll