segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Escondidinho gratinado à la Julia Child

The only real stumbling block is fear of failure.  In cooking you've got to have a what-the-hell attitude. (Julia Child) 


Na geladeira sobrava um purê de mandioquinhas, na despensa havia uma embalagem de carne seca já cozida e desfiada. Assim, escolher e preparar o cardápio do almoço foi um passeio: escondidinho de carne seca com mandioquinha. 
Tudo parecia ótimo, tão tranquilo que fui papear com uma amiga ao telefone e esqueci o escondidinho no forno por tempo demais (quem nunca? hehehe). 
Achei que pudesse ter estragado o prato, mas decidi dar uma chance e provar. A casquinha tostadinha ficou deliciosa.  
Estava salvo o almoço com a invenção do escondidinho gratinado...  Ao servir, anunciei a novidade com grande pompa e circunstância, técnica aprendida no livro da Julia Child: 'If by any chance your quenelle paste turns out to be too soft to poach as quenelles, it will taste every bit as good if you declare it to be a mousse.'' 
Adivinhem? Sucesso total!!! 

Ingredientes
2 colheres de sopa de óleo
1 cebola picada
2 dentes de alho amassados
400 g de carne seca cozida e desfiada
salsinha e cebolinha picada
500 g de mandioquinha cozida e amassada
200  ml leite
1 colher de manteiga
queijo mussarela em fatias ou ralado

Modo de fazer
Em uma frigideira, aqueça o óleo, refogue a cebola e o alho, junte a carne seca desfiada e deixe fritar um pouco. Junte o tempero verde picado e desligue o fogo.
Pré-aqueça o forno em temperatura bem quente.
Em uma tigela, misture a mandioquinha amassada, o leite e a manteiga.
Em uma travessa, ou em travessinhas individuais, coloque a carne, depois o queijo, cubra com o purê de mandioquinha, salpique mais um queijinho ralado ou picadinho e leve ao forno para gratinar.

Um comentário:

arquivo

blogroll