sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Tortinha de chocolate marmorizada

Sugar, sugar, ah honey, honey    You are my candy girl   And you’ve got me wanting you. (Jeff Barry e Andy Kim, Sugar, sugar)



Para quem gosta de chocolate, o ganache é um curinga na cozinha. Pode ser usado em coberturas, recheios, e, quando um pouco mais consistente, para rechear ou cobrir tortinhas. O detalhe é que é mais fácil de fazer do que brigadeiro! Minha filhota é fã, usa com bico de confeitar para enfeitar seus deliciosos cupcakes.  
Nesta tortinha, simples mas deliciosa, a mistura de ganaches branco e preto marmorizados ficou megalinda. E é simples e rápida de preparar, como quase tudo por aqui. Porque cozinheira de fim de semana não só cozinha no fim de semana, mas também quer ir à feirinha, ao Brique da Redenção, à livraria, ao cinema, ler, dormir até mais tarde...Então, em vez de fazer massa ou farofa de biscoitos, simplesmente improvisei e coloquei uma bolacha redonda no fundo da forminha para dar estrutura. Deu certinho!

Ingredientes 
2 tabletes de chocolate, um preto e um branco
1 caixinha de creme de leite 
6 biscoitos redondos, tipo bolacha 'maria'. 

Modo de fazer
Aquecer 1/3 da caixinha de creme de leite (uso o microondas, mas pode fazer no fogão), juntar o tablete de chocolate branco quebrado em pedaços e mexer até derreter e homogeneizar. Deixar esfriar um pouco. 
Em outro recipiente, aquecer o restante da caixinha de creme de leite, juntar o tablete de chocolate preto quebrado em pedaços e mexer até derreter  e homogeneizar. Deixar esfriar um pouco. 
Montar a tortinha, colocando o biscoito no fundo da forminha, depois colocar colheradas alternadas das duas ganaches, preta e branca, e fazer desenhos com um palito para marmorizar.



Levar à geladeira para solidificar (é rapidinho). Se quiser, decore com um morango, ou outra fruta da sua preferência. 

2 comentários:

arquivo

blogroll