segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Iogurte grego de kefir

E o nosso irmão carrapatoQue é um outro bicho chatoE primo-irmão do baciloQue é irmão tranqüiloQue é irmão tranqüilo
E o homem que pensa tudo saberNão sabe o jantar que os bichinhos vão terQuando o seu dia chegarQuando o seu dia chegar(Vinicius de Moraes, Os bichinhos e o homem)




Ganhei da amiga V. um vidro com os populares 'bichinhos do iogurte'. Estou adorando. Achei bem fácil de cultivar: para manter, basta trocar o leite com regularidade. Ando fazendo várias experiências com o kefir pronto, a preferida até agora mostro aqui: é o 'iogurte grego' de kefir. 
Faço assim: depois de pronto o kefir, forro uma peneira com um pedaço de gaze (tecido de fraldas), que tenho só para essa finalidade (também serviria um coador de café de pano). Coloco a peneira forrada sobre uma tigela, despejo o kefir e deixo escorrer por algumas horas, costumo deixar durante toda a noite na geladeira. Na manhã seguinte, o kefir na peneira está bem reduzido, encorpado e cremoso. Coloco em um pote de vidro e conservo na geladeira. Não sei dizer quando tempo dura na geladeira, aqui em casa nunca durou mais que um dia hehehe Na tigela, fica o soro que escorre, que também guardo na geladeira ou congelo e uso para fazer pão, logo posto a receita do pão aqui. 


O 'iogurte grego' de kefir fica bem encorpado, muito menos ácido. É disputadissimo no café da manhã aqui em casa. Gostosíssimo puro, com mel, com frutas, com granola. Cada um inventa o seu!


2 comentários:

  1. Ola
    Sou do RS como faço pra conseguir???por favor me escreva mirelaasouza12@gmail.com
    Agradeço

    ResponderExcluir
  2. Ola. Mirela, estou em viagem de ferias, na volta falamos.

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll