quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Pãezinhos de soro de kefir

Ah!Sou gamado por vocêNão devia, mas não possoDominar meu coraçãoOh!Meu pãozinho de açúcarQuero ser seu CorcovadoSua Barra da Tijuca (Martinho da Vila, Pãozinho de açúcar)
Estes pãezinhos deliciosos foram feitos com o soro que escorre da preparação do 'kefir grego', que já postei por aqui. O soro, além de ser mega cheio de propriedades saudáveis, usado no pão ajuda na fermentaçao, tornando a massa mais levinha. O resultado é um pãozinho com textura perfeita, casquinha crocante e interior macio. 

Ingredientes 
1/2 kilo de farinha
1 colher de sopa de fermento de pão 
2 xícaras de soro 
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de açúcar
4 colheres de sopa de óleo
1 ovo
para pincelar: gema ou café

Modo de preparo 
Em uma tigela grande, misture a farinha e o fermento. Faça uma 'cova' no meio, com colher de pau. Em separado, aqueça o soro e junte o óleo, o sal e o açúcar. Despeje na tigela com a farinha e vá misturando com a colher de pau. Depois sove a massa. Se precisar, adicione mais farinha ou mais líquido, até dar o ponto de desgrudar da tigela. Unte a tigela, gire a massa, cubra e deixe crescer até dobrar de tamanho. Faça os pães no formato que desejar, coloque em assadeira untada e deixe levedar novamente, até dobrar de tamanho. 



Pincele os pãezinhos com gema ou café, para uma crosta douradinha. 


Leve ao forno quente e asse por cerca de trinta minutos, até dourarem bem.


Aprecie sem moderação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll