quinta-feira, 11 de julho de 2013

Rosquinhas fritas

De todo o amor que eu tenho

Metade foi tu que me deu
Salvando minh'alma da vida
Sorrindo e fazendo o meu eu

(Maria Gadú, Dona Cila)



Às vezes tenho saudades dos tempos de criança. Fui criada pelos avós e o café da tarde era um hábito, quase sempre com algum quitute caseiro. O meu preferido eram as rosquinhas fritas. 
Em uma tarde preguiçosa de fim de semana, tentei reproduzir as rosquinhas da infância. Ficaram deliciosas, o M. e a Cacá aprovaram.
O vinagre, ou cachaça, adicionado à massa, faz com que as rosquinhas fiquem mais sequinhas. Como a massa já é doce, eu acho que não precisa polvilhar com mais açúcar, mas se você for uma formiguinha, fique à vontade para banhá-las em açúcar e canela... 
Assegure-se de ter companhia, pois a massa rende muito, mais de 40 rosquinhas!  

Ingredientes
1 ovo
1 xícara de açúcar
1 colher de manteiga ou margarina
1/4 de xícara de leite
1 colher de vinagre ou cachaça
1 colher de sobremesa de fermento em pó
mais ou menos 3 xícaras de farinha de trigo
óleo para fritar 

Modo de fazer
Bater o ovo, o açúcar e a manteiga, até espumar. Adicionar o leite, o fermento e o vinagre. Ir adicionando  aos poucos a farinha, sempre mexendo bem, até dar ponto de enrolar. Fazer rolinhos e enrolar em formato de rosquinhas.
Aquecer o óleo em uma panelinha funda, e fritar as rosquinhas, aos poucos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll