segunda-feira, 22 de julho de 2013

Churros com chocolate

E vejo o tempo pararPararO tempo pirraçaPaçoca, suspiro, cocada, jujubaQuindim, bombom, churros, bomba(Vanessa da Marra, Pirraça)


Na tarde fria de fim de semana, toda a família reunida, tentei reproduzir em casa os deliciosos churros, acompanhados de chocolate. Ficaram muito gostosos! 
Fiquei surpresa, achei muito fáceis de fazer. Leva poucos ingredientes, daqueles que a gente quase sempre tem em casa. A massa é bem maleável, fácil de trabalhar e não gruda na bancada ou nos recipientes.  
Há várias formas de modelar os churros. Pode-se fazer os rolinhos à mão, ou usar a bisnaguinha própria, ou usar saco de confeiteiro com bico pitanga grosso, que foi o que fiz. Também dá para colocar a massa em um saco tipo ziplock e cortar a ponta inferior, apertando o saco para espremer os 'rolinhos' diretamente no óleo quente. 
Gosto assim simples, mas pode ser servido com chocolate cremoso ou doce de leite em potinho à parte, para molhar a pontinha e nhac. Ou, se preferir, pode rechear os churros usando a bisnaguinha própria, com bico longo. Aí é ogrice total :) 

Ingredientes 
250 ml de água
2 colheres de manteiga ou margarina
2 colheres de açúcar
1 pitada de sal
1 xícara de farinha
óleo para fritar

Modo de fazer
Numa panelinha, colocar a água, a manteiga, o açúcar e o sal. Quando ferver, juntar a farinha aos poucos. Mexer sempre até formar uma bola que desgrude da panela. Deixar esfriar.
Colocar a massa no saco ou bisnaga, ou então modelar os churros à mão.
Para fritar, aquecer bastante óleo em uma panelinha de bordas bem altas e ir colocando os churros diretamente no óleo fervente.
Para esta quantidade, fiz a fritura em três vezes.
Polvilhar com açúcar e sirva imediatamente. A graça está em comer ainda quentinhos! 

4 comentários:

  1. Que delicia, adoro churros já anotei para fazer.
    Tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  2. Que bom ,querida, depois conta por aqui se os churros ficaram gostosos. Adorei receber tua visita!

    ResponderExcluir
  3. Delícia!! Fiz e ficaram maravilhosos. Obrigada por essa receita coringa Carla!

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll