quarta-feira, 5 de junho de 2013

Gosto de estrela na boca, ou bolo invertido de carambola

Não sei por que, sorri de repente     E um gosto de estrela me veio na boca... (Mário Quintana, Noturno)

Meu pai tem no pátio de casa um pé de carambolas que está carregado de frutinhas. Ao visitar o papis, ganhei uma sacola cheia dessas douradas frutinhas. 
Querendo exibir as suas lindas fatias estreladas, 'bolei' um bolo invertido de carambolas, e também uma geleia, cuja receita logo logo coloco por aqui.
No fundo da forma do bolo, coloca-se uma calda caramelada, igual a de pudim, depois as estrelinhas e por cima a massa do bolo. Depois de assado, deixa-se descansar alguns minutos e depois,  ainda quente, inverte-se o bolo no prato de servir, as carambolas carameladas (parêntese: 'carambolas carameladas'... que lindo isso, parece e soa como poesia..).  
Ficou bem saboroso, e a aparência do bolo desenformado é espetacular, lembra uma abóbada estrelada !

Ingredientes da massa do bolo
1/2 xícara de óleo de girassol
1 xícara de açúcar
2 carambolas picadas, sem sementes
3 ovos
2 xícaras de farinha
1 colher de sopa de fermento em pó

Ingredientes da calda
6 colheres de açúcar
6 colheres de água
3 carambolas em fatias

Modo de preparo
Fazer primeiro a calda caramelada. Fiz a calda direto na forma de bolo. Levei a forma ao fogo, com o açúcar. depois que o açúcar ficou douradinho, juntei a água e deixei ferver mais alguns minutos em fogo baixo, para ficar em ponto de calda grossa. Fatiei as carambolas, retirei as sementes e coloquei as fatias sobre a calda, no fundo da forma. 
Para a massa do bolo, levei ao liquidificador os 4 primeiros ingredientes, batendo até ficar um creme grosso e homogêneo. Juntei a farinha, batendo levemente apenas para misturar. Desliguei o liquidificador e adicionei o fermento, mexendo com uma colher. Despejei na forma preparada  e levei ao forno médio por trinta minutos. 
Retirei do forno, deixei esfriar cinco minutos antes de desenformar.

5 comentários:

  1. Ficou lindooooo, nunca tinha visto um bolo de carambolas, super estrelado!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Elisa e Elywelton, vocês são muito legais! Pena não poder provar o bolo pela blogosfera :) Um abraçao, voltem sempre aqui!

    ResponderExcluir
  3. Hummmm parece ser uma delícia,já vou fazer hoje!

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll