terça-feira, 21 de maio de 2013

Pãozinho de batata

Fazer um pão com indiferença é fazer um pão amargo que alimenta apenas a metade da fome de um homem. (Khalil Gibran)



A sobra de purê de batatas foi aproveitada nestes deliciosos minipãezinhos. A adição da batata deixa a massa dos pães bem fofinha e macia.
O método para fazer o pão de batata é o mesmo que uso sempre, em praticamente todos os pães aqui do blog: misturar farinha e fermento, adicionar os ingredientes líquidos aquecidos, mexer, depois sovar a massa à mão. 
Assim, simples, são perfeitos para o café da manhã, com manteiga ou nata e geleia. Também dá para rechear estes pães com requeijão ou catupiry, combina muito.
Queria saber fazer pãezinhos perfeitamente redondos. Desta vez cheguei perto...  ficaram tão bonitinhos que talvez até o professor do curso de pães,  Monsieur Daniel Walter, se orgulhasse de mim  :). 

Ingredientes
700 g de farinha de trigo
1 colher de fermento de pão
2 batatas grandes cozidas  (usei sobra de purê de batata)
3/4 de xícara de líquido morno (água ou leite, ou uma mistura dos dois)
1 ovo
3 colheres de gordura (usei óleo de girassol)
3 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de sal
1 gema ou café para pincelar

Modo de fazer
Em uma tigela grande, misturar a farinha e o fermento. 
No liquidificador, colocar o líquido morno, a batata, o ovo, o sal, o açúcar e a gordura, batendo para misturar. Despejar essa mistura na tigela da farinha, mexer com colher de pau. Se for preciso, adicionar mais líquido ou farinha, até desgrudar das mãos. Sovar a massa por alguns minutos. 
Fazer uma bola com a massa, cobrir com um pano na própria tigela e deixar crescer até dobrar de volume (cerca de uma hora). 
Moldar as bolinhas de pão com as mãos enfarinhadas - a massa rendeu 25 pãezinhos pequenos. Colocar os pãezinhos em uma assadeira untada e deixar crescer mais uns 30 minutos.
Pré-aquecer o forno, pincelar os pãezinhos com gema ou café e levar ao forno médio para assar até ficarem douradinhos. Como os meus pãezinhos eram pequenos, levaram só 30 minutos no forno. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll