segunda-feira, 27 de maio de 2013

Pãezinhos de azeite

Este é o sal, este o azeite e ao centro o Pão que quase fala. Ouro mais lindo que ouro do Pão não está nem em fruta nem em retama, e do seu cheiro de espiga e forno uma fortuna que nunca sacia.(Gabriela Mistral, A casa)


Quando faço pão, gosto de fazer uma quantidade maior e conservar no congelador. É uma ótima maneira de ter todo dia no café da manhã pãezinhos quentinhos. Basta retirar do congelador de véspera e aquecer levemente na hora de servir, ou descongelar diretamente no microondas, jogando algumas gotas de água. Ficam cheirosos e fofinhos, como se tivessem sido feitos na hora. 

Desta vez, fiz estes pãezinhos especialmente para congelar, garantindo o suprimento de pão da semana. Me inspirei em uma receita que tirei de um livro italiano, que usa azeite de oliva na massa. 
Simplesmente não há como explicar como fica saboroso este pão!  De tão delicioso dá para comer sozinho, sem manteiga, geleia, sem nada. Segue a receita, aproveite.


Ingredientes
500 g de farinha
260 ml de água morna
80 ml de azeite de oliva
1 colher de fermento biológico seco
3 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de sal
1 gema ou café para pincelar os pães
sementinhas de gergelim (opcional)

Modo de fazer
Em uma tigela, coloque a farinha, o fermento e o açúcar. Faça uma cova no meio, junte a água, o azeite e o sal. Misture com uma colher de pau ou espátula, depois amasse com as mãos. Resista à tentação de adicionar mais farinha, vá sovando e só polvilhe um pouco de farinha se necessário.
Faça uma bola com a massa e cubra, deixando levedar por uma hora.
Sobre uma superfície enfarinhada, molde os paezinhos. Use a criatividade, vale fazer trancinhas, nozinhos, rolinhos... se tiver crianças, é uma boa hora para convocá-las para ajudar :).
Depois coloque as 'criações artísticas' em forma untada e deixar crescer mais meia hora.
Por fim, pré-aquecer o forno a 200 graus, pincelar a superficie dos pães com gema ou café. Se quiser, jogue  sementinhas de gergelim. Leve ao forno até assarem e ficarem corados. No meu forno levou apenas 20  minutinhos.  

4 comentários:

  1. Ótimos! E quem sabe, num chá da tarde, deverão ser deliciosos.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Mãããe, cadê os de ursinho? <3

    ResponderExcluir
  3. Imaginando o cheirinho/gostinho deles :)
    Adorei seu blog!
    Beijos, http://ohaurea.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Dionísio, são mesmo muito bons. Obrigada, Aurea, pela visita, vou lá dar uma olhada no seu blog. Cacá acho que deletei saem querer a foto dos ursinhos... Que tal fazer de novc?

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll