quarta-feira, 27 de março de 2013

Torta de alho caramelizado do Ottolenghi


La destinée des nations depende de la manière dont elles se nourrisent. (Brillat-Savarin)



Esta torta de alho caramelizado foi inspirada, adivinhem - no livro do meu guru, o Ottolenghi, de novo! Vi a foto no livro e 'pirei' com a ideia de uma torta com recheio cremoso de queijo e alho caramelizado.  
Improvisei com o que tinha em casa e usei queijo minas em vez de queijo de cabra no recheio, deu certo. Para a massa, a pressa imperando na cozinha, fui de massa pronta de pastelão.
O resultado... pensem em algo surpreendentemente gostoso... só se escutavam gemidos na mesa! O sabor do alho impregna levemente o recheio, o alho caramelizado fica supersuave, o contraste de texturas é perfeito... Meu novo prato favorito!

Ingredientes da massa:
1 disco de massa pronta de pastelão 
250 g de queijo minas amassado com um garfo
2 ovos
200 ml creme de leite
sal, pimenta 
3 cabeças de alho
1 colher de azeite de oliva
1 xícara de água
1 colher de vinagre balsâmico
3/4 colher de açúcar 
1 colher de alecrim picado 
1 colher de tomilho picado, mais alguns galhos para decorar
1 pitada de sal 

Modo de fazer 
Forrar a forma com a massa, cortando os excessos. Assar por dez minutos. 
Enquanto isso, prepare o recheio, começando pelo alho. Separe e descasque os dentes de alho. Leve ao fogo em uma frigideira pequena, cobertos de água e deixe cozinhar 3 minutos. Escorra a água, coloque o azeite e volte ao fogo, deixando fritar o alho por 2 minutos. Junte a água e o vinagre, deixe cozinhar um pouco, depois adicione o açúcar, o alecrim, o tomilho e o sal.  Deixe cozinhar até a maior parte do líquido evaporar e o alho fique imerso em um caramelo escuro. 
Para o creme de queijo, amasse o queijo, junte os ovos, o alho, o creme de leite, sal e pimenta. Despejar na forma forrada com a massa e levar ao forno a 160 graus por trinta e cinco minutos, até que o recheio comece a dourar. Decore com o tomilho reservado. 

2 comentários:

  1. hummmmmm só de ler sua descrição dessa torta fiquei aqui salivando!
    adorei!
    bjao!

    ResponderExcluir
  2. Carlinha (nome lindo, o seu kkk), te joga, que não vais te arrepender! é maravilhosa!

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll