sábado, 19 de janeiro de 2013

Risoto de costela... Te cuida, Gordom Ramsay...


A costela ensopada, cozida até ficar bem macia, deu o seu  melhor a este maravilhoso risoto. O  próprio caldo da costela foi usado para cozinhar o arroz. O risoto ficou perfeito, substancioso... Minha filha diz que foi um dos  melhores risotos que já fiz, e eu concordo! 

Ingredientes 
1,5 kg de costela 
sal, pimenta, óleo 
2 cebolas 
1 cenoura 
1 talo de salsão 
1 taça de vinho 
1 um litro de água ou caldo de carne
2 colheres de manteiga
500 g de arroz para risoto (usei carnaroli)
1 dose de cachaça
200 g de queijo parmesão ralado 
sal, pimenta, óleo, azeite extravirgem


Modo de fazer
Primeiro, temperei a costela com sal e pimenta. Piquei 1 das cebolas, a cenoura e o salsão em cubos grandes. Depois, aqueci um fio de óleo na panela de pressão e dourei  a costela, depois adicionei a cebola, o alho, a cenoura e o salsão. Uma vez refogados os legumes, joguei uma taça de vinho e um litro de caldo. Deixei cozinhar até a carne ficar bem macia, quase desfiando. Deixei esfriar, depois retirei a costela, reservando o caldo na panela, e desfiei a carne. 
Para preparar o risoto, coloquei o caldo para esquentar. Cortei a outra cebola em cubinhos bem miúdos.  Em uma panela, aqueci a manteiga em uma panela com um fio de óleo. Refoguei a cebola até ficar transparente, juntei o arroz e fritei,  mexendo. Juntei uma dose de cachaça, deixei evaporar. Aos poucos, fui adicionando o caldo do cozimento da costela, concha a concha, sempre mexendo, até o caldo ficar cremoso e o arroz al dente. Se o caldo da panela não for suficiente, acrescente mais água fervente.  Já pertinho do final do cozimento, juntei a costela desfiada. Provei o tempero. Para servir, juntei o queijo parmesão ralado e um fio de azeite. 

11 comentários:

  1. Risoto de costela é realmente uma delícia! Engraçado que acabei de ver uma receita de costela num outro blog agora pouco :-)
    Tem um restaurante aqui no Rio chamado Costelão que faz o maior sucesso com o risoto de costela. Eu adoro!

    ResponderExcluir
  2. Costela está com tudo, pelo jeito :) Como eu disse no post, me surpreendo porque as duas receitas de costela postadas há muito tempo estão entre as receitas mais visitadas do blog. Vê-se que a costela está muito além do churrasco :)

    ResponderExcluir
  3. Oi, Aline, obrigada pela visita, Sim, e tinto. Conta como ficou!

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Fica mesmo, não tem como explicar, só provando! Faz e depois me conta, Ana! Obrigada pela visita!

      Excluir
  5. Respostas
    1. Só hoje vi a pergunta, espero que ainda seja útil. Alimenta bem seis pessoas com fome. Obrigada pela visita!

      Excluir
  6. Eu comi risoto de costela em Copacabana realmente uma delicia, nunca tenha comido fiquei maravilhada do delicioso que é!!

    ResponderExcluir
  7. E o vinho? É para beber?

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll