sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Gratinado de moranga

Penso em você   Por entre as telas     Pelos quadros de Matisse    Penso em você     Em um soneto ensolarado de Vinícius  (Jorge Vercillo, Memoria do prazer) 


Esta receita surgiu na necessidade, quando tudo o que havia na gaveta de vegetais da geladeira era meia abóbora moranga.  
Talvez ficasse bom em camadas com queijo fatiado e molho branco, mas depois decidi que preferia não misturar sabores, então me inspirei na forma de fazer o fantástico gratinado de batata doce que já é figurinha carimbada por aqui. Apenas 4 ingredientes, fácil e rápida, o único trabalho é fatiar as morangas. Usei para isso o ralador de legumes.
O gratinado deveria ter ficado mais um tempinho no forno, para uma casquinha dourada e crocante... Mas quem diz que a fome deixou? Como todos os comensais estavam famintos, não houve tempo suficiente para dourar a cobertura! 
Ainda assim o resultado ficou muuuito bom, não trocaria por um gratinado mais incrementado. O preparo simples valorizou o sabor do legume (ou será fruto? nunca sei!) e a luminosa cor ...de abóbora... parecia uma porção de sol no prato, contrastou muito bem com o lindo verde do frango ao pesto. 


Ingredientes
1/2 abóbora moranga
1//3 de caixinha de creme de leite
sal, pimenta vermelha 

Modo de fazer
Descascar a moranga, cortar em lâminas (usei cortador de legumes). Misturar o creme de leite com temperos a gosto (usei sal e pimenta vermelha quebrada). Misturar com a abóbora, envolvendo as lâminas de abóbora com o creme temperado. Untar um refratário, despejar as fatias de abóbora, ajeitando na forma e levar ao forno coberta com papel alumínio por mais ou menos 20 minutos. Verificar se o legume está macio, em caso positivo retirar o papel alumínio. Se houver tempo, volte o prato ao forno por mais uns 15 minutos para obter uma casquinha crocante...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll