sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Jabá no jerimum, ou abóbora recheada com carne seca e requeijão

Eu mandei você comprar.Um quilo de jabá pra fazer no meu jantar.Essa receita é coisa fina é segredo militar.Não adianta querer saber que eu não vou lhe ensinar. (Carlinhos Brasil, Jabá com jerimum)


Encontrei esta linda moranga, enorme, na feira de sábado. Daí foi um passo a pensar em algum modo de aproveitá-la inteira, no seu  glorioso esplendor dourado, para o almoço de domingo. 
Para o recheio,  camarões ficariam ótimos, mas não estão na safra, de modo que optei pela carne seca, cujo sabor faz ótima parceria com o adocicado da abóbora (aliás, consta que jabá com jerimum é o prato brasileiro preferido do mar-ra-vi-lho-so Claude Troisgros - vi aqui...). 
A abóbora recheada ficou linda e deliciosa. Dentro da casquinha de abóbora, uma camada de cebola dourada, depois o refogado de carne seca, e por fim foi tudo coberto com requeijão cremoso e levado ao forno para gratinar. 
Os convidados aprovaram. Acho que o Claude ia gostar também!


Ingredientes
1 abóbora moranga redonda grande (6 kg)
2 kg de carne seca dessalgada, cozida e desfiada
2 cebolas picadas
1 dente de alho picado
2 latas de tomates pelados
5 cebolas em fatias
2 potes de requeijão
meia caixinha de creme de leite
óleo, sal, pimenta

Modo de fazer
Coloquei a abóbora inteira em uma assadeira redonda untada e assei por 40 minutos em forno quente. Deixei esfriar, abri uma tampa e retirei as sementes e fios.
Em uma panela grande, esquentei um fio de óleo,  refoguei as cebolas fatiadas até ficarem bem douradas. Retirei as cebolas da panela e reservei.
Na mesma panela, juntei mais óleo e fritei as cebolas picadas e o alho. Juntei os tomates pelados, tampei a panela e deixei formar um molho. Provei o tempero, não foi preciso juntar sal.
Montei o prato, forrando o fundo da abóbora com as cebolas douradas. Completei com o refogado de carne seca, por fim cobri tudo com requeijão cremoso.
Levei ao forno quente por mais ou menos 20 minutos, até borbulhar e gratinar a cobertura.
Servi com colher grande, para que cada comensal pudesse tirar pedaços da polpa de abóbora, do recheio e da cobertura gratinada. Para 8 a 10 muito famintos. 





3 comentários:

  1. lilica! Adoro abóbora recheada. Nunca experimentei com carne seca. Deve ter ficado uma maravilha. Ótima dica. bj.

    ResponderExcluir
  2. Que sabor delicioso deve ter este prato. Lindo e maravilhosamente recheado com carne. Dos deuses.

    ResponderExcluir
  3. Monica, Dionísio, obrigada, esta abóbora, além de linda, ficou mesmo deliciosa!

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll