quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Frango ao pesto ligeiro

Verde as matas no olhar  Ver de perto ver de novo lugar  Ver adiante sede de navegar  Verdejantes tempos Mudança dos ventos  No meu coração (Eduardo Gudin e Costa Neto, Verde)



Já contei por aqui que em casa todas somos fãs de pesto, o tradicional, feito com manjericão. Volta e meia ele aparece aqui na cozinha, no macarrão, na batata, no purê, no sanduiche, onde der na telha. Desta vez, usei o pesto para incrementar um franguinho que parecia um pouco sem graça. Ficou muito bom! 
pesto congelado acabou, de modo que fiz um pesto ligeiro, sem parmesão, somente amassando os ingredientes rapidamente.  O truquezinho de colocar manteiga sobre os filés antes de assar ajuda a evitar que a carne resseque no forno. Aprendi com um amigo que fazia isso ao assar frango na churrasqueira. Mas a dica funciona também quando é assado no forno.

Para o frango
700 g de filé de frango
sal, alho, gotas de limão e pimenta
2 colheres de manteiga
Para o molho pesto
1/2 maço de manjericão
1 dente de alho
1 colher de nozes picadas
azeite de oliva

Modo de fazer
Temperar os filés de frango a gosto - eu usei limão, alho, sal  e pimenta. Depois untei uma assadeira, coloquei  os filés de frango, coloquei pelotinhas de manteiga em cima de cada filé, cobri com papel alumínio e levei ao forno quente por mais ou menos trinta minutos.  
Enquanto o frango assava, preparei o molho pesto, pilando o manjericão, o alho e as nozes, depois juntei o azeite de oliva. 
Retirei os filés do forno, tirei o papel alumínio, coloquei o pesto por cima dos filés e voltei a assadeira ao forno, sem cobrir, até dourar. Servi logo, com um delicioso gratinado de abóbora moranga, cuja receita, bem simples, posto logo que der. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll