quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Ragu de costela com polenta

Traiçoeira e vulgar

Sou sem nome, sem lar
Sou aquela
Eu sou filha da rua
Eu sou cria da sua costela
Sou bandida
Sou solta na vida
E sob medida
Pros carinhos seus (Chico Buarque, Sob medida)




A costela é uma das carnes preferidas para o churrasco dos gaúchos. Para além do churrasco, é uma carne versátil, que dá ótimos pratos ensopados. O ragu de costela fica delicioso, tem todo o sabor da carne, sem a gordura em excesso. Não é difícil de fazer, só um pouco demorado. Fiz na panela de ferro, que adoro - mas se estiver com pressa, apele para a panela de pressão que fica bom também.   

Ingredientes
2 kilos de costela 
sal, pimenta
1/2 garrafa de vinho tinto seco
2 dentes de alho amassado
2 cebolas picadas
4 tomates picados (ou 1 lata de tomate pelado)

Modo de fazer 
A costela foi temperada com sal, pimenta, limão, depois refogada na panela grande em um pouco de óleo., A seguir, adicionei água quente - umas quatro xícaras e o vinho tinto e deixei em fogo baixo até ficar bem macia, soltando do osso - na panela de ferro levou mais ou menos duas horas, vigiando de vez em quando para não secar. Na pressão, fica pronto em pouco mais de meia hora. 
Deixei esfriar, retirei da panela, reservando o caldo que levei à geladeira. Retirei os ossos e a gordura e desfiei a carne. Retirei toda a gordura do caldo, desprezando. 
Em uma panela, aqueci um fio de óleo, fritei a cebola, juntei o alho, depois a carne desfiada e os tomates. Deixei refogar mais um pouco, após juntei o caldo reservado, corrigi o tempero e deixei no fogo para reduzir mais um pouco o caldo. 
Servi bem quentinho, com polentinha cremosa de funghi. Sob medida para a fome dos comensais  - e para acabar com a minha dieta.. ai ai ai...

3 comentários:

  1. Carla,

    Eu sou uma polenteira de primeira! Com este ragu então... hmmmm, com boas taças de vinho, então... com este friozinho que voltou, então... ai, ai. Adoro.

    Beijos,
    Carla Maicá

    ResponderExcluir
  2. É difícil resistir. Um prato destes me animaria numa janta.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Mas ah, Carlinha, somos duas polenteiras convictas, então! Adoro, de todos os jeitos, mas cremosa, tipo comidinha de vó, é a minha preferida! Dionisio, pelo visto, és outro fã de polenta!

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll