quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Cuca Romeu e Julieta

I feel good, I knew that i would now
I feel good, I knew that i would now

So good, so good, I got you.

I feel nice, like sugar and spice, 

I feel nice, like sugar and spice, 
So nice, so nice, I got you. 
(James Brown, I feel good)




Gosto de fazer pão, adoro o ritual de sovar, acompanhar o crescimento da massa, curtir o cheirinho que se espalha pela casa enquanto está no forno, sempre penso que são coisas como essa que caracterizam um lar.  Toda semana, invento algo desse tipo na cozinha. Gosto especialmente para compartilhar o resultado com os amigos - acho que daqui a pouco vão me chamar por aí de 'tia do lanche' :).
Entusiasmada com o recente sucesso da minha cuca de ameixas (modesta, eu, né? hehehe), desta vez resolvi preparar uma cuca de queijo e goiabada. Usei um doce de goiaba caseiro, mas goiabada derretida ficaria ótimo também. Ficou deliciosa. 

Ingredientes da massa
700 g de farinha
1 colher de fermento biológico
3/4 xícara de açúcar
4 colheres de gordura (usei manteiga)
2 ovos 
cerca de 3 xícaras de líquido morno (usei metade leite metade água)
1/2 colher de chá de noz moscada ralada 
1 pitada de sal.
1 música bem animada :) Eu usei esta aqui 

Recheio  
1 pote de queijo tipo kas-shchmier (se não encontrar, use ricota amassada, misturada com um pouquinho de leite para  ficar meio cremosa)
a mesma medida de doce de goiaba cremoso (pode ser goiabada diluida - levada ao fogo baixo com algumas colheres de água, mexendo para ficar cremosa)

Farofa
1 xic farinha
3/4 xic açúcar 
50 gr de margarina
1 colher de chá de canela


Modo de fazer
Para a massa da cuca, misturei em uma tigela grande a farinha e o fermento. Aqueci levemente a água e  o leite, juntei o açúcar, os ovos e a manteiga. Misturei à farinha, mexendo. Adicionei o sal e a noz moscada. Neste momento é que você vai precisar da música bem animada: coloque o rádio em volume bem alto e bata a cuca com colher de pau, até terminar a música obter uma massa bem homogênea.  
Cobrir a tigela e deixar a massa crescer por uma hora, até dobrar de volume. Depois, untar uma forma bem grande, colocar a massa, se se possível deixar descansar e crescer mais meia hora.
Fazer a farofa, misturando grosseiramente a farinha, a canela, o açúcar e a margarina, reservando. 
Ligar o forno para pré-aquecer. Por cima da massa, espalhar o pote de queijo kas-schmier, depois o doce de goiaba. Cobrir com a farofa reservada e levar ao forno, por mais ou menos 35 minutos, até crescer e assar a cobertura. 

4 comentários:

  1. Pão é a melhor coisa do mundo deixo qualquer comida para comer pão e cuca sou alucinada poe essa delicia. Também estou sempre inventando moda aqui na cozinha. Adorei sua visita.
    Tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  2. Ótima receita Carla, também gosto de fazer um pão de vez em quando. A música escolhida também ficou excelente para ajudar.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Eu também acho o máximo fazer pão, Anajá! Obrigada, Dionisio, quem dera... :) Hehehe com música é mlhor, porque a gente batalha, mas também sabe se divertir, né, Rosley e Jotta?

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll