quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Sonhos estrelados...

Cuisine is when things taste like themselves. (Curnonsky)



Num dia chuvoso, fiz estes sonhos para levar para o lanche no trabalho. Não são tão difíceis de fazer quanto parecem, mas tem que ter certa paciência para esperar crescer a massa e depois modelar cada uma das unidades. Podem ser fritos ou assados.
No mais das vezes faço comidinhas práticas e rápidas, mas de vez em quando tenho dessas coisas.... Porque apesar de eu ser uma pessoa prática, também tenho sonhos, e estrelados :). E eu não sou a única

Ingredientes da massa
250 ml leite morno
50 g de açúcar
1 pitada de sal
50 g de manteiga
400 g farinha de trigo
1 colher de sopa rasa de fermento de pão
paciência :)
óleo para fritar, açúcar para polvilhar

Modo de fazer
Aqueça levemente o leite com o açúcar e a manteiga. Em uma tigela, coloque a farinha e o fermento. Faça um buraco no meio e despeje a mistura aquecida. Junte o sal. Use a paciência (deixe a metade para usar depois) e sove a massa por mais de dez minutos, até ficar bem macia e uniforme. Deixe descansar e crescer por uma hora. 
Depois do período de descanso,  arme-se do restante da paciência (você vai ver que a reserva de paciência cresceu, tal qual a massa dos sonhos), abaixe a massa e abra com rolo, sobre uma superfície polvilhada com farinha, na espessura de mais ou menos meio centímetro. Corte círculos com cortador, ou com a borda de uma xícara. 
Faça 4 pequenos cortes no centro de cada círculo, sem cortar até as beiradas. Eu achei mais fácil primeiro fazer dois cortes em cruz e depois os outros dois. Deve ficar mais ou menos como na foto que segue.  


A seguir, sempre usando a paciência, inverta o círculo, passando as pontas dos cortes do centro para fora, virando 'do avesso', e voilá: 


Vá colocando as massinhas prontas em uma assadeira, até terminar. 


Deixe descansar mais meia hora. Por fim, em uma panelinha funda, aqueça dois dedos de óleo e vá dourando os seus sonhos, aos poucos.

5 comentários:

  1. Hummmmmmmmm....amo sonho...e que originais estes, querida!!! Um beijo e um queijo!

    ResponderExcluir
  2. Adorei também, Ana, quando os vi, não sosseguei enquanto não fui para a cozinha :)
    Eu tambem, Cacá!

    ResponderExcluir
  3. Já estou tendo pesadelos de tanta vontade de uummmmmzinho só prá mim. Mais beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Não transforme seus sonhos em pesadelos, Nina, vá já para a cozinha :)

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll