sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Arroz de pato



É vitalício: comer a Vida deitando-a entontecida sobre o linho do idioma. Nesse leito transverso dispo-a com um só verso. Até chegar ao fim da voz. Até ser um corpo sem foz. (Mia Couto, É vitalício) 




Minha primeira tentativa de cozinhar pato foi neste jantar, com amigos fiéis, daqueles que não se importariam de, caso nada desse certo na cozinha, encomendar uma pizza :). Mas no fim não foi preciso... Me inspirei nas 'bem-criações' da Gourmet Selvagem, aqui.

Ingredientes
1 pato cortado pelas juntas
2 cebolas em cubos grandes
1 xícara de vinho tinto
sal, pimenta
3 xícaras de arroz jasmim
1 cebola picadinha
salsinha picada, azeite de oliva

Modo de fazer
Refogar o pato em azeite e as duas cebolas em cubos grandes. Juntar vinho tinto, depois algumas xícaras de água quente. Temperar com sal e pimenta e deixar cozinhar o pato  até amaciar. Deixar esfriar, desfiar a carne do pato, reservando o caldo.
Em uma panela grande, aquecer azeite de oliva, refogar a cebola e o arroz, juntar o caldo do pato até dois dedos acima do arroz. Se for preciso, completar com água. Deixar cozinhar. Quando estiver quase pronto, juntar o pato desfiado e deixar terminar o cozimento. Juntar salsinha picada e servir, regado com azeite de oliva.  

2 comentários:

  1. Sou apaixonada por pato, mas nunca fiz nenhum prato ! Você me inspirou!

    ResponderExcluir
  2. Que bom, Camila, eu tambem não tinha muita familiaridade,mas este prato vale muito a pena!

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll