sexta-feira, 20 de julho de 2012

Arroz caldoso com carne seca

Eu plantei meu milho todo no dia de São JoséSe me ajuda a providência, vamos ter milho à granéVou "coiê" pelos meus "caico"20 espiga em cada pé. (Luiz Gonzaga, São João do carneirinho)



Adoro comida de uma só panela. É tão prático, rápido, menos trabalho na cozinha, menos utensílios para lavar... 
Este arrozinho caldoso, feito para um almoço em família no meio da semana, além de ter ficado delicioso, segue esse espírito de comida ligeira e fácil. Eu já tinha a carne seca cozida e desfiada no congelador, o que  foi meio caminho andado (eu que fiz, mas no supermercado tem disponível já pronta em caixinha). 
Meia hora na cozinha, uma só panela para lavar, quatro comensais felizes, tem coisa melhor? 
Pausa, por favor, antes de passar à receita: Ó que lindos os temperos verdinhos da minha hortinha!  

Ingredientes
1 colher de oleo de girassol
1/2 cebola picada
2 talos de cebolinha picada
2 xícaras de arroz para risoto
1 dose de vinho branco seco
300 gramas de carne seca desfiada
6 xícaras de água quente
cebolinha francesa picada e manjerona

Modo de fazer 
Na panela, aqueci o óleo, refoguei a cebola, depois juntei a cebolinha picada, a carne seca desfiada e deixei fritar um pouco. Juntei o arroz, fritei mais um pouco, joguei o vinho e deixei evaporar. Adicionei  a água quente. 
Provei o tempero (não precisou de sal, porque a carne seca já é salgada), tampei a panela e deixei cozinhar, controlando o volume do líquido, até o arroz ficar macio, mas ainda bem caldoso.
Servi logo, polvilhando com manjerona cebolinha francesa picadinha. 

2 comentários:

  1. Oi, Lilica,

    Eu adoro comida com caldos, ensopados, "in brodo', etc, rsrs. Este arroz me deu água na boca, rsrs.

    Beijo e bom domingo!

    ResponderExcluir
  2. Olá, seja bem vinda a minha casinha liliquiana! Obrigada pelo elogio, este arrozinho ficou delicioso mesmo!

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll