domingo, 1 de abril de 2012

Caldinho de abóbora com carne seca

Je vis de bonne soupe, et non de beau langage. (Molière)


Para receber o friozinho que está chegando em Porto Alegre, nada melhor do que uma boa sopa.  Inspirada num caldinho que provei em um jantar na casa da amiga L., fiz uma creme de abóbora com carne seca. Ficou dos deuses, unanimemente elogiado e repetido!
Como eu já tinha a carne seca dessalgada e cozida no congelador desde que fiz  este outro prato, desta vez o preparo foi muito fácil. Caso não seja o caso, dessalgue a carne, deixando de molho pelo menos 12 horas e trocando a água várias vezes, depois cozinhe até ficar macia.

Ingredientes
250 g carne seca dessalgada e cozida
1/2 abóbora (usei cabotiá) descascada e cortada em pedaços
1 cebola picada
1 litro de caldo de carne
sal, pimenta, óleo, cebolinha,

Modo de preparo
Em uma panela grande, refogar em um fio de óleo a cebola, juntar a carne seca e refogar mais um pouco. Adicionar a abóbora e o caldo de carne e deixar ferver até cozinhar a abóbora. Deixar esfriar um pouco.
Retirar a carne seca, levar o conteúdo da panela ao liquidificador e bater até formar um creme. Colocar de volta na mesma panela. Desfiar a carne seca e juntar à panela.
Aquecer para servir, provar o sal e juntando temperinhos picados.

3 comentários:

  1. Com certeza o caldo mais delicioso que já comi. Fiquei triste quando acabou!

    ResponderExcluir
  2. Acho que temos que fazer de novo. Foi uma unanimidade né? :)

    ResponderExcluir
  3. Amei... amei... amei... Até tentei fazer, porém acho que errei na crane, mas, mesmo assim, ficou delicioso e me ajudou a matar as saudades de vcs... bjuuuuu

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll