quinta-feira, 22 de março de 2012

Tajine de frango com batatas doces e ameixas

Enquanto o vento triste galopa matando borboletas eu amo-te, e a minha alegria morde a tua boca de ameixa.(Pablo Neruda)




Para esperar a filhota para o jantar, pensei em preparar tajine de frango com ameixas. Foi quando, na cozinha, vi as lindas batatas doces trazidas da feira no sábado e decidi juntar ao tajine. Ficou delicioso.
Uma vantagem desse prato é que, como todo ensopado, pode ser feito com antecedência, fica até melhor pois realça o sabor dos temperos.


Ingredientes
1 cebola grande picada
500 g de frango em cubos
óleo, sal, pimenta, cominho, páprica
500 g de batatas doces
1 dose de conhaque
200 g de ameixas secas sem caroço

Modo de preparo
Temperei os cubos de frango com sal, pimenta, cominho e páprica. Em uma panela média, aqueci 2 colheres de óleo e fritei os pedaços de frango até ficarem  levemente dourados. Juntei a cebola picada, deixei fritar mais um pouco. Joguei uma dose de conhaque na panela, deixei evaporar, adicionei  as ameixas, depois juntei água apenas o suficiente para cobrir os ingredientes e deixei cozinhar alguns minutos. 
Enquanto isso, descasquei as batatas doces, cortei em cubos grandes e juntei ao conteúdo da panela. Conferi o sal, juntei mais um pouco de água fervente, tampei a panela e deixei cozinhar por vinte minutos, cuidando para não secar o molho. Desliguei o fogo e deixei a panela tampada.

Na hora de servir, foi só reaquecer e servir, acompanhado de arroz branco.

Um comentário:

  1. Que prato.Gostaria de tê-lo para o meu Jantar.
    Água na boca!

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll