quarta-feira, 28 de março de 2012

Costelinha ao molho barbecue express

Eu diria que a cozinha é o útero da casa: lugar onde a vida cresce e o prazer acontece, quente... Tudo provoca o corpo e sentidos adormecidos acordam. São os cheiros de fumaça, de gordura queimada, do pão de queijo que cresce no forno, dos temperos que transubstanciam os gostos, profundos dentro do nariz e do cérebro, até o lugar onde mora a alma... (Rubem Alves, Aprendendo das cozinheiras) 


A fome e a pressa nem sempre são boas parceiras. Neste caso, deu certo. 
Eu sempre faço a costelinha no forno, só que  demora algumas horas de preparo. Desta vez, estando todos em casa com fome e com pressa, fiz a costelinha na panela de pressão e ficou pronta em pouco mais de meia hora. E o melhor: ficou tão, ou mais, gostosa quanto a tradicional!  

Ingredientes 
1 peça de costelinha de porco
óleo, sal, pimenta, molho inglês
1 cebola grande
2 cenouras
1 talo de salsão 
1/2 garrafa de vinho tinto 
1/4  xicara de  melado
1/4 xicara de catchup
1/4 xicara de vinagre 

Modo de preparo 
Temperei a costelinha inteira com sal e pimenta. Na panela de pressão, aqueci algumas colheres de óleo e fritei a costelinha até dourar um pouco. Retirei da panela, reservando. Na mesma panela, juntei a cebola, as cenouras e o salsão, grosseiramente picados. Deixei tostar, devolvi a costelinha à panela, juntei o vinho, depois o melado, o catchup e o vinagre. Adicionei algumas colheres de molho inglês e tampei a panela.
Depois que pegou pressão, contei 35 minutos. Deixei soltar a pressão, passei para o forno quente em uma assadeira, enquanto preparava os acompanhamentos.
Sei que é comida de 'ogro', mas ficou absolutamente deliciosa! Com cuscus e compotinha de maçã, fez a festa no  almoço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll