sábado, 5 de novembro de 2011

Cheesecake de abobrinha e ricota

O amor comeu meus remédios, minhas receitas médicas, minhas dietas. Comeu minhas aspirinas, minhas ondas-curtas, meus raios X. Comeu meus testes mentais, meus exames de urina.
O amor comeu na estante todos os meus livros de poesia. Comeu em meus livros de prosa as citações em verso. Comeu no dicionário as palavras que poderiam se juntar em versos.(João Cabral de Melo Neto, Os três mal-amados) 

Já sabem que ricota é um dos meus ingredientes favoritos. Quando vi esta receita (http://www.101cookbooks.com/archives/zucchini-ricotta-cheesecake-recipe.html)  de uma torta de queijo combinando ricota e abobrinha, e sem glúten, pensei: tudo de bom! e logo fui para a cozinha. 
Primeiro ralei uma abobrinha com casca no ralo grosso, diretamente sobre uma peneira, até obter mais ou menos duas xícaras. Misturei  uma colher de chá de sal e deixei escorrer por dez minutos.
Enquanto isso, liguei o forno para preaquecer e comecei a preparar a massa. Para contornar o problema de que a ricota por aqui não é cremosa como aquela usada pela autora do blog, esfarelei uma ricota de 250 gramas no copo do liquidificador e bati por alguns segundos junto com meia xícara de leite e uma colher de creme de leite, obtendo uma mistura meio cremosa. 
Sem bater mais, juntei algumas colheres de queijo parmesão, raspas de um limão e  três ovos inteiros. Misturei. 
Para temperar, a autora usou dill, mas sugere usar a erva fresca preferida. Como as cebolinhas estavam dando sopa na cozinha, piquei um bom punhado delas, refoguei levemente em uma gota de manteiga com um dente de alho. Por último, escorri a abobrinha ralada, apertando bem com as mãos para retirar todo o líquido, e juntei à mistura. 
Untei uma forma redonda e despejei a massa, levando ao forno quente por cinquenta minutos. Retirei do forno, deixei esfriar um pouco, desenformei e coloquei em um prato.
Ficou linda, textura ótima, fatias perfeitas, só que o sabor da cebolinha ficou pronunciado demais frente à delicadeza dos demais ingredientes. Na próxima vez vou tentar outros temperos...

2 comentários:

  1. adorei a sua receita, e acabei de improvisar com o que eu tinha na cozinha me baseando na sua. DELICIA! abraco. cris

    ResponderExcluir
  2. Ai, fiquei orgulhosa! Delícia essa tortinha, né? Um abração!

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll