terça-feira, 8 de novembro de 2011

Bacalhau ao molho de tomates

Veja que bugre só pega por desvios, não anda emestradasPois é nos desvios que encontra as melhoressurpresas e os ariticuns maduros. (Manuel de Barros, Descobri aos 13 anos)



Dizem que a fome é o melhor cozinheiro... Se isto for verdade, este bacalhau preparado em uma noite em que cheguei em casa do trabalho com muita fome, deve ser um dos melhores pratos do mundo... :)
Fui para a cozinha preparar o jantar, e nesta vida de cozinheira de fim de semana, com as compras no supermercado atrasadas, não contava com a geladeira muito abastecida. 
Restavam por lá meia lata de tomates pelados, uma cebola e meio pimentão. Encontrei no congelador alguns pedaços de bacalhau dessalgado, sobras de outra refeição. 
Primeiro coloquei o bacalhau para descongelar. 
Enquanto o peixe descongelava, coloquei um fio de azeite em uma panela pequena, refoguei a cebola em rodelas, depois o pimentão vermelho também em rodelas. Juntei a meia lata de tomates pelados, com o caldo, tampei a panela e deixei apurar em fogo baixo por mais ou  menos dez minutos. 
Abri a panela, temperei o molho com sal e pimenta e coloquei os pedaços de bacalhau  no molho. 
Nesta hora pensei em juntar leite de coco e dendê e ir visitar a Bahia, 'moquecando' o bacalhau. Mas resisti e deixei cozinhar assim, simplesmente 'pingando' um pouco de água fervente para não secar  o molho.
O resultado ficou bem gostoso, lembrando os ensopados de peixe que minha avó preparava quando eu era criança... comidinha comfort food total, quentinha, encorpada, ótima para restaurar as forças! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll