terça-feira, 18 de outubro de 2011

Macarrão verde caseiro ao molho de tomate e manjericão

No man is lonely eating spaghetti; it requires so much attention. (Christopher Morley) 

Já sabem que mesmo sendo uma cozinheira de fim de semana, quando me dá na telha, eu preparo  macarrão caseiro. Adoro variar e fazer versões coloridas, com beterraba, cenoura, açafrão...
Costumo fazer o macarrão verde com espinafre, mas a alface também é uma boa opção (ou uma mistura dos dois, como já passou por aqui: http://lilicagourmet.blogspot.com/2011/06/torteloni-verde-de-ricota-e-nozes-ao.html).
No liquidificador, coloquei 3 ovos, as folhas de um pé de alface, uma colher de azeite de oliva e uma pitada de sal. Bati até homogeneizar.
Numa tigela grande, coloquei 4 xicaras de farinha de trigo e despejei  a mistura do liquidificador. Misturei a massa com garfo, depois amassei um pouco, sempre polvilhando com farinha para não grudar. Fiz uma bola, cobri com plástico e deixei descansar por uns trinta minutos.
Abri a massa, polvilhando com farinha, e cortei em tirinhas.  Espalhei sobre a mesa e deixei secar. Nesta etapa, ainda cru, o macarrão caseiro pode ser guardado em saquinhos ou potes plásticos e congelado. Eu cozinhei só a metade, congelei o restante para uso futuro. 
Esquentei água numa panela grande, coloquei sal e, quando ferveu, juntei o macarrão. Leva só dois ou três minutos, cozinha bem mais rápido que o macarrão seco.
Servi com molho de tomate fresco e manjericão.
A foto noturna, para variar, não ficou boa, e a fome dos comensais não permitiu outras tentativas de focar melhor...
Mas ficou maravilhoso. Se você nunca preparou macarrão caseiro, experimente este. O sucesso é garantido!

2 comentários:

  1. Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh que delicia, esta eu quero que tu faças para os teus queridos alunos. Do teu preferido.

    ResponderExcluir
  2. Que saudades! Faço sim, para a minha turma querida, é só marcar!

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll