sábado, 3 de setembro de 2011

Minestrone vegetariano

Sopa, Bendita sois vósEntre as colheres(Thiago Alex)


Para aquecer no almoço de um dia de vento muito frio, fiz um minestrone vegetariano, aproveitando os legumes vindos da feira. 
Primeiro cozinhei o feijão, colocando uma xícara do grão para cozinhar na panela de pressão, em três xícaras de água. Usei feijão jalo, mas outros tipos de feijão, ou mesmo fava ou grão de bico, também dá certo.
Enquanto isso, piquei em cubos meia cebola, duas cenouras pequenas, uma abobrinha, um pedaço de moranga, um pedaço de repolho roxo, dois tomates, um pedaço de pimentão vermelho e meia pimenta vermelha. 
Em uma panela grande, coloquei um fio de azeite de oliva, refoguei a cebola, juntei a cenoura, deixei refogar um pouco, depois a moranga, a abobrinha, o repolho, o tomate, a pimenta e mexi, tampei a panela e deixei tudo cozinhar um pouco sem adicionar líquido, só no vapor, para apurar o sabor. Depois juntei três xícaras de água fervente e deixei cozinhar em fogo baixo. 
Depois de mais ou menos meia hora de fervura, abri a panela de pressão e testei o ponto do feijão, cozido, mas inteiro. Juntei o feijão com o caldo do cozimento à panela da sopa, mais meia caixa de grão de bico cozido (só poque estava encalhada na geladeira rsrs). 
Depois de mais alguns minutos, temperei com sal, juntei uma xícara de macarrão para sopa (usei lumaconi) e deixei no fogo até o macarrão cozinhar.  
A sopa era para ser a entrada do almoço, mas ficou tão boa que ninguém prestou atenção no prato principal...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll