terça-feira, 27 de setembro de 2011

Macarronada de domingo... na terça-feira

Porque um domingo é família,  É bem-estar, é singeleza (Mário de Sá-Carneiro, Dispersão)




Aqui em casa, a macarronada com frango foi um prato que acompanhou a infância das filhotas, preparado com frango, molho de tomates e talharim. Embalou muitos almoços de domingos, muitas reuniões familiares, está na memória da família.
Com o tempo, o prato foi sendo esquecido, há muito tempo não frequentava a mesa, até que na noite de terça-feira fui preparar o jantar para compartilhar com a filhota. Na geladeira, as opções estavam meio reduzidas, duas coxas e sobrecoxas de frango, meia cebola, alguns tomates maduros demais. Na despensa havia um pacote de talharim tipo caseiro. Daí ao prato pronto foram 45 minutos. 
É um prato rústico, que gosto de fazer na panela de ferro. Costumo preparar o molho na panela, mas termino o cozimento do frango em separado, no forno, acho que fica mais fácil de controlar o ponto tanto do frango quanto do molho. Sem contar que desse jeito o frango mantem a casquinha crocante e sequinha.  Esta receita foi feita para duas pessoas, mas é muito fácil de preparar mais porções.    
Temperei as peças de frango com sal, pimenta e alho. Liguei o forno para pré-aquecer. Untei uma assadeira pequena.  Numa panela de ferro, coloquei um fio de óleo, uma pitadinha de açúcar, deixei aquecer bem e coloquei os pedaços de frango para dourar, virando de vez em quando até todos os lados ficarem moreninhos.  
Enquanto isso, piquei meia cebola, cinco tomates e meia pimentinha vermelha. 
Estando o frango bem douradinho, juntei à panela a cebola e a pimenta, refoguei até a cebola ficar transparente. Depois, retirei os pedaços da panela, coloquei na assadeira untada e levei ao forno quente para terminar o cozimento. Na panela, adicionei os tomates picados, temperei com sal e tampei para formar o molho. Deixei o molho cozinhar, mexendo às vezes. 
Depois de uns quinze minutos, coloquei uma panela grande no fogo com água e uma pitada de sal para cozinhar o macarrão. Quando ferveu, juntei um terço do pacote de macarrão e cozinhei por seis minutos.    
Escorri o macarrão, misturei à panela do molho e servi com os pedaços de frango. 
O prato, apesar de preparado em quantidade pequena, ficou exatamente o mesmo sabor de que nos lembrávamos: delicioso! Volta ao cardápio da família, com certeza!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll