quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Gratinado de batatas e cebolas

Anos antes, quando Albertine estava bastante forte para trabalhar nos campos, costumavam desenterrar juntos as batatas. Enquanto trabalhavam, recitavam todas as formas como se podem comer as batatas: com casca, com queijo no forno, com banha, amassadas com leite, cozidas sem água numa panela de ferro, sopa de batatas e alho-poró -  a melhor de todas, bolinhos de batata com salada de repolho.(JOhn Berger)


O gratinado de batatas faz um ótimo acompanhamento para a carne assada, com a vantagem de ser preparado no forno ao mesmo tempo. A cozinheira fica liberada para tomar um vinhozinho e bater papo com as visitas enquanto o forno faz todo o trabalho...      
Costumo pré-cozinhar as batatas em uma mistura de leite e água, em partes iguais. Isso ajuda a apressar o preparo e a evitar que o creme do gratinado 'talhe' no forno. 
Este gratinado foi feito com um quilo de batatas, duas cebolas, meio litro de leite, meia lata de creme de leite, uma colher de manteiga e sal.
Primeiro descasquei as batatas, depois cortei em fatias finas. Coloquei as fatias de batata numa panela média, com uma xícara de leite e uma xícara de água, salguei e levei ao fogo baixo, com a panela semi-tampada, para um pré-cozimento, por dez minutos. 
Em separado, cortei duas cebolas em rodelas, aqueci um fio de óleo numa frigideira, juntei uma pitada de açúcar, deixei dourar e juntei as cebolas, refogando até as rodelas ficarem bem douradas.   
Juntei ao conteúdo da panela meia lata de creme de leite, untei um prato refratário e fiz camadas da mistura de batatas e das cebolas fritas, terminando pelas batatas. 
Levei ao forno quente para gratinar, por trinta minutos, até o gratinado borbulhar e ficar douradinho em cima. 
Ficou delicioso. Em cada colherada, a batata macia, o creme, a cebola e o crocante da cobertura...  

Um comentário:

  1. hummmm. ta bem gostoso, mas quero receitas slow carb para minha dieta eterna...bjka

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll