terça-feira, 21 de junho de 2011

Mingau de aveia com banana



Filhos... Filhos?
Melhor não tê-los...
Mas se não os temos
Como sabê-los? (..)
Como saber
Que macieza
Nos seus cabelos
Que cheiro morno
Na sua carne
Que gosto doce
Na sua boca!
Chupam gilete
Bebem shampoo
Ateiam fogo
No quarteirão
Porém, que coisa
Que coisa louca
Que coisa linda
Que os filhos são!
(Vinicius de Moraes, Poema enjoadinho)

Eu não poderia inaugurar a série de receitas de comida para crianças com outro prato que não fosse o mingau de aveia. Sempre foi o desjejum preferido da minha filha mais nova. Desde quando bem pequena, acordava com muita fome. Levantava-se, não conversava com ninguém, pegava uma colher e sentava-se à mesa com a colher na mão, esperando o prato de mingau. Só sorria, brincava e conversava depois de comer tudo... O tempo passa, hoje ela é uma jovem mulher, mas não esqueço dessa cena que ocorria todas as manhãs.
Como se faz o mingau? Numa panelinha, colocar uma xícara de leite e duas colheres de aveia. Prefiro usar aveia em flocos finos, mas desta vez usei farinha de aveia. Levar ao fogo baixo, mexendo até engrossar.
Em um prato, amassar uma banana madura, juntar uma pitada de canela, despejar o mingau por cima e misturar. Adoçar com mel, melado ou açúcar mascavo e servir quentinho.
Tem algo mais comida de vó, mais 'confort food' do que um prato de mingau de aveia? Acho que não, e não conforta só as crianças, também muitos adultos...

4 comentários:

  1. Oi cumadi,
    Gosto muito de mingau de aveia. Realmente me lembra a infância =]...bons tempos!
    Atualizei a postagem com a origem do nome do doce, tá =) ...brigadinha por observar.
    Um bejim grande e tenha um lindo dia!

    ResponderExcluir
  2. Mingau de aveia é tão...infância né!! Que delicia! Acho que é um prato que tomo mundo já comeu e tem ótimas lembranças !! Adorei sua idéia de comidinhas para crianças, muito útil, porque normalmente eles tem um paladar diferente do nosso! Comidinha que conforta mesmo...!! Beijos! Tereza

    ResponderExcluir
  3. carlotinha, gracias. vou fazer pra pitoca. bj grazi

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll