terça-feira, 5 de julho de 2011

Limão do Jaime

Meu limão, meu limoeiro
Meu pé de jacarandá
Uma vez tin-do-lelê
Outra vez tin-do-lalá
(Meu limão, meu limoeiro, cantiga popular)

 

A primeira safra de limões sicilianos do meu limoeiro, orgulho da casa, está sendo bem aproveitada. 
Fiz a receita de 'Limoni di amalfi cotti al forno', do livro Jamie's Italy, que ganhei há alguns dias. A receita precisou de uma adaptação, pois a muzarela de búfala não estava no momento visitando a minha geladeira, mas em compensação tinha um lindo queijo minas que não fez feio na produção. 
Para quatro porçõezinhas de entrada, o limão siciliano foi cortado ao meio, retirada a polpa, e depois retirei uma pequena fatia da base para que se sustentassem em pé. Coloquei as metades de limão em uma assadeira pequena quadrada.   
Em cada metade, coloquei uma fatia de queijo, depois uma folha de manjericão, um filezinho de anchova, metade de um tomate cereja e cobri com outra fatia de queijo. Levei ao forno e assei por quinze minutos, até o queijo ficar douradinho. 
Minha nova entradinha preferida. Simples e rápida, o queijo fica cremosinho e absorve os óleos do limão e da anchova e o suquinho do tomate. Fica, como bem diz o Jaime Oliver no livro, 'Delicious'!

3 comentários:

  1. Aqui na minha região não existe o limão siciliano, tenho muita vontade de experimentar ...

    Essa receita é de dar água na boca...

    abraço
    Daniel Deywes
    http://feitonahora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Que delicia !! Ficou lindo!! E me conta...como vc plantou limão siciliano!? Queria tanto ter um pé mas como moro no Nordeste acho que é mto quente pra ele né?! Beijos Tereza

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll