quinta-feira, 23 de junho de 2011

Gratinado de berinjela, queijo e tofu


A world without tomatoes is like a string quartet without violins.(Laurie Colwin)

De vez em quando bate a saudade dos anos em que fui vegetariana, e pratos que então eram mais frequentes voltam a frequentar a minha mesa. Para um almoço leve, fiz um gratinado de berinjela e tofu. 
O tofu não é uma unanimidade, eu não gosto do sabor dele puro, acho sem graça. Mas o sabor neutro do queijo de soja aceita bem temperos e faz ótimas parcerias com legumes, macarrão, arroz, molho de soja, molhos de tomate.... Neste gratinado supersaudável, que agrada vegetarianos e não-vegetarianos, o tofu vai ao forno em camadas com fatias de berinjelas e tomates.  
Primeiro, cortei três berinjelas pequenas em rodelas não muito finas, pincelei as fatias com azeite de oliva e levei ao forno por vinte minutos, até ficarem macias.


Fatiei três tomates.
Preparei uma pasta com meia ricota, meio tofu, um ovo, uma colher de azeite de oliva, sal e pimenta. Esta é a hora para caprichar no tempero, saborizando o tofu.
Num refratário, montei camadas de berinjelas assadas, fatias de tomate e o creme de tofu e ricota.


Por cima de tudo, polvilhei queijo ralado e levei ao forno quente.


Em vinte e cinco minutos, o creme borbulhava e a superfície do gratinado ficou douradinha.


Servi quentinho, no almoço, com pão integral. 

2 comentários:

  1. Hum Lilica tais inspirada hen!! Um bj doce
    Roberta
    www.docesabobrinhas.com

    ResponderExcluir
  2. Oii Lilica!Que delicia esse gratinado !! Berinjela é tão gostoso né!! HHummm Pratinho muito saudável e saboroso! Adorei!! beijos e ótimo feriado! Tereza

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll