terça-feira, 31 de maio de 2011

Macarrão de arroz (bifum) à bolonhesa e um descuido



Eras um Recife sem arranha-céus, sem comunistas,
Sem Arrais, e com arroz,
Muito arroz,
De água e sal,
Recife.
(Manuel Bandeira, Recife)




Eu nunca tinha preparado massa de arroz, o bifum. É um macarrão sem glúten, excelente opção para quem tem intolerância ou alergia ao glúten. Comprei um pacotinho para testar.
Preparei um molho à bolonhesa rapidinho, dourando em uma panela, em um fio de óleo, uma cebola e um dente de alho picados. Depois, juntei 250 gramas de carne moída, fritei bem, adicionei cinco tomates bem maduros, temperei com sal e pimenta e deixei cozinhar até fazer um molho grosso.
Quando o molho estava quase pronto, preparei a massa, usando o mesmo procedimento do macarrão feito com farinha de trigo, colocando no fogo, em uma panela com água fervente. Devo confessar que, como sempre, tenho mais sorte do que juízo... Quando fui colocar a embalagem do macarrão fora, descobri que bastava ter colocado o macarrão para hidratar de molho em água morna, dispensando levar ao fogo. Mesmo sem adotar esse procedimento recomendado pelo fabricante, o resultado convenceu bem.
O macarrão fica bem mais delicado que o macarrão de trigo. Ficou gostoso com molho à bolonhesa e queijo parmesão ralado, mas creio que ficaria muito bom também com um molho mais delicado, ou, ao contrário, com um molho de carne e vegetais bem colorido e picante para contrastar.

3 comentários:

  1. Nunca comi o bifum, mas semana passada fiz o macarrão de arroz da Blue Ville, tipo parafuso. O cozimento é igual ao convencional. Achei uma boa para os celíacos, é sem dúvidas mais leve, mas não curti muito o sabor... Com um molho incrementado até vai. Beijão, Ju

    ResponderExcluir
  2. E eu da primeira vez que deixei uns 10 minutos? Virou uma gosma...risos.
    Agora peguei bem o jeito mas eu sempre levo ao fogo, porque acho que só deixar de molho ele não fica tão bom não.
    Com esse molho eu não fiz, mas é uma ótima idéia.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. A idéia do macarrão de arroz é exatamente reduzir o glúten na alimentação, Ju. Mas realmente é bem mais neutro de sabor do que aquele macarrão a que estamos acostumados. Fla, a gente tem dificuldade de trabalhar com ingredientes diferentes, né? Mas vamos seguir tentando, né, Gurias?

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll