quinta-feira, 5 de maio de 2011

Crackers de girassol, linhaça e gergelim



Sempre que o sol
Pinta de anil
Todo o céu
O girassol
Fica um gentil
Carrossel
(Vinícius de Morais, Girassol)

Sempre tive curiosidade de experimentar as receitas de cracker sem farinha, feitos só com sementes. Tomei como base a receita de 'Sunflower Sesame Crackers', do livro 500 Low Carb Recipes, de Dana Carpenter.
No liquidificador, coloquei cem gramas de sementes de girassol cruas, a mesma medida de semente de linhaça e bati até se desintegrarem, fica como uma farofa. Juntei um punhado de sementes de gergelim (usei metade de gergelim preto e  metade de gergelim branco), e dei uma leve batida, só para misturar. Retirei do copo do liquidificador, adicionei uma colher de sopa bem cheia de manteiga, três colheres de água e uma pitada de sal. Misturei até formar uma massa que desgrudava da tigela.
Espalhei a massa com as mãos sobre uma esteira de silicone (se não tiver folha de silicone, use papel manteiga), cobri com papel manteiga e passei o rolo para a massa ficar bem fina. Retirei o papel da superfície, com cuidado para não romper a massa, e cortei em quadradinhos, sem separar.  
Alguns não ficaram muito quadradinhos. Para compensar, fiz uns furinhos com garfo, porque achei que assim iam ficar mais charmosos...



Coloquei a folha de silicone com a massa em uma assadeira e levei ao forno baixo (150o) por trinta minutos, até secar bem. Parti os pedaços cortados, deixei esfriar e guardei num pote. A massa rendeu 24 biscoitos quadrados.
Aqui em casa nem todos gostaram do resultado. Confesso que eu, com o meu lado vegetariano, adorei, ele é bem denso e untuoso, os sabores das sementes são complexos e se complementam.
Um ou dois destes biscoitos, talvez com uma pastinha de cream cheese ou tofu, e está feito o lanche da tarde.

Um comentário:

  1. Uai, sem farinha?

    Diferente, vale à pena testar, gostei bastante da idéia!

    Abraço pra voce, e obrigada pela receita!

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll