sábado, 2 de abril de 2011

Pasticcio di maccheroni

"só não me xingue
só não me xingue
de sub sub sub sub sub o quê?
subproduto de rock
será um tipo de nhoque?
subproduto de rock
alguem me dê um toque
o que é que quer dizer?"
(Cazuza/Frejat, Subproduto do rock)


Com a ajuda da amiga A., preparamos para um jantar italiano um macarrão gratinado com ricota e presunto - pasticchio di maccheroni, receita do livro do chef Mario Batali. A receita usa ingredientes simples, fáceis de encontrar, e o preparo não tem mistérios. 
Começamos por preparar um molho de tomates, fritando em azeite de oliva uma cebola pequena, juntando duas latas de tomates e uma pitada de sal. Deixamos o molho em fogo baixo, até apurar um pouco. 
Enquanto o molho apurava, em outra panela grande, fritamos 450 gramas de presunto cortado em cubos por cinco minutos. Juntamos uma cenoura, uma cebola e um talo de salsão picados e deixamos refogar por mais dez minutos.
Colocamos uma xícara de vinho tinto, deixamos reduzir, depois adicionamos uma xícara e meia do molho de tomates da outra panela, que a esta altura, estava pronto (reservamos o restante do molho de tomate). Tampamos a panela e cozinhamos em fogo baixo por cinquenta minutos.
Em separado, cozinhamos um  pacote e meio de macarrão em água fervente com sal.  A receita sugere ziti ou pene, usamos gnochhi sardo que era o que tinha na despensa. A massa deve ficar durinha, porque o prato depois ainda vai ao forno. Cozinhamos por um minuto a menos do que o tempo sugerido na embalagem, bem 'al dente'. Escorremos e misturamos o macarrão à panela do molho de presunto e tomates.
Ao restante do molho de tomate, na outra panela, juntamos 450 gramas de ricota amassada e 250 gramas de provolone em cubinhos.
Untamos uma forma grande, colocamos uma camada da mistura de massa e presunto, outra do molho de tomates com ricota. Polvilhamos com parmesão ralado e repetimos as camadas, terminando com parmesão.



Levamos ao forno por vinte e cinco minutos, até borbulhar. A receita rendeu muito, esta medida dá oito super generosas porções como prato principal, com direito a 'repeteco'. Agradou a todo mundo, e a sobra aguentou com honra o reaquecimento no almoço do dia seguinte. A aprendiz de Lilica Ju diz que foi o melhor macarrão que ela já comeu!

4 comentários:

  1. Pela foto dá para ver que estava bom mesmo! bjs e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Selvagem... Mas a receita tá aí, podemos preparar um especial pra tu! Obrigada, Beta, bom fim de semana pra ti!

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll