quinta-feira, 21 de abril de 2011

Brandade de bacalhau


Convocada a levar um prato para o almoço de amanhã em família, fiz brandade de bacalhau, para servir como entrada. É prático, pois pode ser feito com alguma antecedência e gratinado na hora de servir.    
Cozinhei um quilo de bacalhau saite em água com sal, até amaciar. Escorri o bacalhau, reservando a água do cozimento. Deixei esfriar um pouco e desfiei em pedaços grandes.

Enquanto isso, em separado, cozinhei um quilo de batatas descascadas e partidas em quartos, amassei como purê enquanto ainda quentes.
Numa panelinha, esquentei meia xícara de azeite de oliva, fritei duas cebolas bem picadinhas, juntei dois dentes de alho picados, depois as lascas de bacalhau e refoguei, mexendo, por mais ou menos cinco minutos. Juntei as batatas amassadas, e misturei sob fogo baixo até homogeneizar. Como ficou um pouco seco, juntei um pouco da água de cozimento do bacalhau, até obter um creme mais ou menos homogêneo. Adicionei algumas colheradas de nata, sal, pimenta e noz moscada ralada, um pouco de salsinha picada, desliguei o fogo e coloquei a mistura numa travessa oval refratária.
Na hora de servir, é só levar ao forno para gratinar a superfície, e servir a brandade quente, para comer com pão em fatias.  O prato será servido amanhã, a foto aí de cima é da miniprova, feita numa travessinha e degustada pela filhota e o seu namorado, que aprovaram o teste de sabor. Deram nota 10! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll