domingo, 13 de março de 2011

Arroz de braga


Ninguém na rua na noite fria,

Só eu e o luar;
Voltava a casa quando vi que havia
Luz num velho bar.
Não hesitei,
Fazia frio e nele entrei.


Estando tão longe da minha terra
Tive a sensação,
De ter entrado numa taberna
De Braga ou Monção;
E um homem velho se acercou
E assim falou :


Vamos brindar com vinho verde
Que é do meu Portugal
E o vinho verde me fará recordar
A aldeia branca que deixei atrás do mar.
(Verde vinho, versão de Paulo Alexandre para a musica Griechischer Wein, de Udo Jurgens)





Para o almoço de sábado, fiz um prato único, fácil de fazer e que fica muito gostoso, o arroz dito "de Braga". A inspiraçao vem de Portugal, embora conste que na cidade de Braga ninguém conhece essa receita. Diz-se que a receita foi criada num momento de inspiração de um português residente no Brasil, saudoso de sua terra distante. É tão gostoso que por aqui logo se incorporou à cozinha tradicional.
Um parêntese: o tema de abertura do post teria que ser a música Vinho verde, popularizada por aqui na voz de Roberto Leal. Assim como este prato, essa música originalmente não é portuguesa, embora pareça muito!
Bom, chega de papo furado, vamos à cozinha. Para cinco pessoas, primeiro, separei 300 gramas de frango em pedaços, temperei com sal, alho, limão e pimenta e deixei tomando gosto enquanto preparava o resto dos ingredientes.
A seguir, fatiei um paio, cortei em cubos 200 gramas de lombo defumado e 50 gramas de bacon. Piquei uma cebola e dois dentes de alho, cortei tiras de pimentão vermelho e amarelo, e rasguei as folhas de repolho pequeno. Separei uma pimenta vermelha, um punhado de ervilhas congeladas e duas xícaras e meia de arroz. Coloquei uma chaleira de água para ferver.



Até aqui é a parte mais difícil. Prontos os ingredientes, Feito isso, o resto da preparação é um passeio: aqueci numa panela azeite de oliva, fritei o frango até dourar um pouco, juntei o bacon, deixei fritar. Depois, adicionei a pimenta, o paio e o lombo fatiados e continuei refogando. Afastei as carnes para os cantos da panela e coloquei no centro a cebola e o alho picdos, depois o pimentão. Estando tudo refogadinho, juntei o arroz, fritei mais um pouco, mexendo, e adicionei água fervendo.
Nesta altura, provei e corrigi o sal, precisou pouco pois as carnes já são salgadas. Deixei cozinhar por quinze minutos com a panela tampada, juntei o repolho e a ervilha, adicionei mais um pouco de líquido para não secar (o arroz deve ficar 'malandrinho', isto é, molhadinho), e deixei cozinhar mais cinco minutos.


Desliguei o fogo, aguardei alguns minutos, depois destampei a panela, juntei um fio de azeite de oliva e servi logo depois. Para acompanhar, uma saladinha de tomates frescos e um vinho tinto português, ou quem sabe um vinho verde? 
Ficou tão bom que, segundo o F., difícil mesmo foi parar de comer antes de ver o fundo da panela...

5 comentários:

  1. Concordo...dificil de parar de comer...maravilha de arroz de Braga!

    Abraço, bom domingo!

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia essa receita, parece deliciosa. Adorei.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Ficou maravilhoso seu arroz!!!
    Como dizem: impossível comer "um só"...
    Bj,
    Marcela.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, Meninas, experimentem que fica delicioso!

    ResponderExcluir
  5. Já fiz e realmente ficou uma delícia!!

    bjão!

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll