quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Maçãs a jato: a preguiça é a mãe da invenção

A invenção do olho pôs
As coisas no lugar
Mundo posto me servi
A vida é meu jantar
(Vitor Ramil, A invenção do olho)





Precisava de uma sobremesa para o jantar com amigos. Olhei com carinho as maçãs que me acenavam da fruteira, pedindo para serem usadas, e pensei em aproveitá-las para incrementar o sorvetão básico de creme, comprado pronto. Só que, com o calor que anda fazendo em Porto Alegre, dava preguiça de ir para o fogão... então, as maçãs foram cozidas rapidamente no microondas. A preparação não levou mais que dez minutinhos.
Descasquei cinco maçãs, cortei em quartos, tirei as sementes e coloquei numa tigela refratária. Por cima, joguei uma colher de sopa de açúcar, outra de extrato de baunilha e o suco de meio limão. Cobri com papel filme vedando bem, e levei ao microondas por seis minutos. As frutas cozinham no vapor e o suco que escorre, misturado ao açúcar, faz uma calda bem interessante.
Deixei esfriar um pouco, depois servi as maçãs com sua calda em tigelinhas, uma bola de sorvete de baunilha e por cima de tudo chantilly, batido com um pingo de licor. Polvilhei cada porção com cacau em pó peneirado.
Ficou delicioso e lindo (as maçãs não quiseram aparecer na foto, se esconderam debaixo do sorvete, são muito timidas... rsrs).
Adoro pratos assim, que são simplérrimos de fazer, mas que parece que você levou horas na cozinha!

2 comentários:

  1. Ei Lilica!
    Suas dicas de receitas são sempre muito boas, fáceis de fazer, com visual bem bacana...adoro!!!
    Bj,
    Marcela.

    ResponderExcluir
  2. A vida corrida que a gente tem, trabalho, casa, filhos, muitas vezes obriga a optar pelo mais simples, né? Mas a gente sempre se puxa... Obrigada :) BjBj

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll