sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Abobrinha recheada

O nosso amor é uma abobrinha

Eu escrevo o teu nome numa sopa de letrinhas
Eu fico sonhando em ser astronauta
Eu olho pra lua, eu sinto tua falta
(Humberto Gessinger, Sopa de letrinhas)



Encontrei no supermercado abobrinhas redondas bem diferentes. Não sabendo o que fazer com elas, achei que ficariam ótimas recheadas.
Primeiro cortei uma tampa e tirei as sementes das abobrinhas. Descartei as sementes. Coloquei as abobrinhas e as tampas para cozinhar, em água com sal.
Enquanto as abobrinhas cozinhavam, preparei o recheio, fritando em um fio de óleo uma cebola,  um dente de alho e um talo de salsão, picadinhos. Juntei um gomo de linguiça, deixei refogar um pouco e depois adicionei abobrinha e 1/3 de lata de tomate pelado. Ao fnal, juntei uma ricota pequena esfarelada, mexi bem e desliguei o fogo.
À parte, fiz um molhinho de tomates, com meia cebola e o restante da lata de tomates pelados.
Quando as abobrinhas estavam macias, escorri a água, deixei esfriar um pouco, recheei com o  refogado, coloquei numa assadeira, despejei o molho de tomates em volta e levei ao forno por vinte minutos.  
Ficou muito bom, a abobrinha firme e suculenta, o recheio bem úmido, o molhinho contrastando, enfim, tudo fez uma excelente parceria com o filezinho de porco assado ao limão e alecrim.

2 comentários:

  1. Amo abobrinha! Vou procurar estas redondas! Nunca vi para vender... Já estou pensando em vários recheios! Beijo, Ju

    ResponderExcluir
  2. Bá, Ju, por aqui tou quebrando a cuca tentando lembrar onde comprei - ate porque quero tentar outros recheios... rsrs Imagina ai um recheio com cereais refogados, quiejo catupiry, ou então um recheio composto, tipo um escondidinho, com requeijão por cima? Ficaria show, né? E as danadinhas são bem fáceis de manusear, vale a pena procurar! BjBj

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll