domingo, 2 de janeiro de 2011

Spaghetti alla puttanesca

Tutto quello che vedete, lo devo agli spaghetti.
(Sophia Loren)





Dizem que a origem do nome deste prato está relacionada às prostitutas italianas, que o apreciavam pela rapidez de preparação e pelo fato de levar poucos ingredientes. Ou seria porque o perfume que se desprende da panela ajudaria a 'chamar' clientes?... Seja ou não verdade o que reza a a lenda, é uma comida deliciosa, rápida e fácil, ótima para quem, como eu, está em falta com as compras de produtos frescos.
Para duas pessoas, comecei preparando o molho: piquei uma cebola pequena, um dente de alho e cortei quatro azeitonas pretas grandes em lascas. Em uma panela, coloquei uma colher de azeite de oliva, refogei a cebola, juntei o alho, depois meia lata de pomodori pelatti e uma bandeja pequena de tomatinhos cereja que estava me acenando na geladeira - mas poderia ser a lata inteira de tomate pelatti, ou então três tomates grandes sem pele e sem sementes picados. Tampei a panela e deixei apurar em fogo baixo. Não coloquei sal.
Enquanto isso, levei a ferver uma panela grande com água e sal grosso para cozinhar o macarrão. Quando a água ferveu, coloquei meio pacote de espaguete e deixei cozinhar até ficar al dente.
Voltando ao molho, que já estava mais consistente, juntei três filés de anchovas, deixei ferver mais um pouquinho, depois adicionei as azeitonas em lascas e uma colher de sopa de alcaparras.
Provei o tempero. Não foi preciso adicionar sal, pois as anchovas, azeitonas e alcaparras já são salgados. Escorri o macarrão e misturei ao molho. Servi em pratos fundos, deixando na mesa azeite e pimenta moída.
Um detalhe: o queijo ralado neste prato é dispensável, pois a combinação de sabores é absolutamente per-fei-ta!

5 comentários:

  1. Feliz 2011. Adorei a história sobre a origem da receita.
    REalmente tudo fica fechado e os ingredientes ficam escassos em casa. Uma boa pedida.

    Bjs Carol
    http://cozinhando7.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Hi, e não é mesmo, Lu?
    Carol, a gente sempre tem que ter uns ingredientes e receitas 'curingas', para uma emergência, né?

    ResponderExcluir
  3. Adorei a origem da receita e sua simplicidade !

    ResponderExcluir
  4. Sim, essa receita é um coringa na cozinha! Experimenta e depois me conta!

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll