domingo, 23 de janeiro de 2011

Macarrão ao gorgonzola

"- É gorgonzola! Esse queijo tem esse nome por causa do nome da cidade onde ele foi inventado, na Itália, ali bem pertinho dos Estados Unido...
- Ô Alecrim, esse gorgonzola pode ser o queijo do caralho que for, meu irmão, tu pode fazê o que quiser com ele, mas esse negócio não vai ficar aqui dentro nem fudendo!”



O diálogo que abre este post, em que o personagem Raimundo Nonato (Alecrim) explica sua divertida teoria sobre a origem e os usos do queijo gorgonzola, se passa logo no início do excelente filme brasileiro Estômago (se não viram, corram à locadora!).
Como bem explica o personagem, este queijo tem diversos usos. Eu gosto muito de colocar no molho do macarrão, pois a combinação valoriza o sabor forte do gorgonzola.
Para um almoço ligeiro, coloquei no fogo uma panela grande com água e sal grosso para cozinhar o macarrão. Quando a água ferveu, três bons punhados de macarrão (misturei gravatinha e parafuso), deixei cozinhar até ficar al dente.
Enquanto o macarrão cozinhava, coloquei numa frigideira uma caixinha de creme de leite, deixei aquecer e juntei cem gramas de queijo gorgonzola esmigalhado. Deixei esquentar bem, mexendo para derreter o queijo. Escorri o macarrão e juntei à frigideira do molho.  
Misturei tudo e servi logo, acompanhando uma carninha grelhada. Delícia!

3 comentários:

  1. Esse molho simples de gorgonzola rola sempre aqui em casa! Perfeito para acompanhar uma carne grelhada ou uma massinha como tu fez! E quanto ao filme, adoroooo!
    Beijos e boa semana, Ju

    ResponderExcluir
  2. Eu amo esse queijo, é meu predileto de longe e acho que combina bem com tudo!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Adorei também esse filme. E, sendo o protagonista um cozinheiro, é tudo, né? Bjs pra tu Ju. É, né, Fla, esse queijo é um coringão na cozinha.

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll