segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Gazpacho andaluz

No ardor do verão
todo o rumor é ave.
Voa coração
Ou então arde.
(Eugênio de Andrade, Epitáfio)
Eu ainda não havia preparado a receita de gazpacho que aprendi no curso de cozinha catalã. Mas, com o calor que está fazendo, me inspirei, pois esta levíssima sopa fria é perfeita! É praticamente uma salada líquida, na qual tomates frescos são triturados com azeite de oliva e alguns temperos. O resultado é uma sopa saborosa que é servida gelada e é muito refrescante.
No liquidificador, coloquei um quilo e meio de tomates grandes maduros sem pele, um pepino sem casca e sem sementes, meio pimentão vermelho e meio pimentão amarelo, meia xícara de azeite de oliva, alguns pingos de vinagre. Bati tudo rapidamente, temperei de sal, coloquei em um vidro grande e levei para gelar.
A receita rende umas oito porções e conserva por dois a três dias na geladeira.
Servir bem gelado em uma tigela ou copo, com uma pedra de gelo. Se achar que ficou muito grosso, junte um pouco de água gelada. Se quiser, enfeite com cubinhos de pepino e pimentão e acompanhe com pão.
O gazpacho da foto foi servido como entrada no jantar com os queridos amigos e ajudou a refrescar a noite quente de verão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll