quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Galinha caipira com polenta branca cremosa

Os italianos constróem casas como se nunca fossem morrer,
e comem como se só lhes restasse uma hora de vida.
(Platão)



Prato que conforta, comida de alma, a polenta é um clássico da cozinha italiana. Vai muito bem cremosa, com carnes com molho, ragu, ensopados, ou frita. Minha combinação preferida para  a polenta de fubá de milho é servi-la com um ragu de cogumelos.
Desta vez não usei a farinha de milho tipo fubá, amarela, e sim a farinha branca, italiana, que preparei acompanhada de galinha caipira com molho.  
Comecei pela galinha. Temperei os pedaços de galinha caipira com sal e pimenta do reino. Esquentei um fio de óleo numa panela, polvilhar uma pitada de açúcar, deixar escurecer e juntar os pedaços de galinha, fritando de todos os lados até dourarem. Juntar uma cebola e um dente de alho picados, fritar, depois adicionar uma dose de vinho branco e pimenta vermelha picada. Deixar evaporar o vinho, adicionar água quente e tampar a panela. Deixar cozinhar até a galinha ficar macia e o molho engrossar. Se o líquido secar, pingar mais água quente.
Preparar a polenta branca colocando para ferver seis xícaras de água. Em separado, misturar uma xícara de farinha de milho branca e uma xícara de água. Quando a água ferver, colocar uma colher de sal, mexer e despejar a mistura de fubá branco, mexendo com uma colher de pau ou fouet até engrossar. Depois baixar bem o fogo e deixar ferver por mais quarenta minutos, com a panela tampada. Não é necessário mexer continuamente, e sim de vez em quando. Ao final, deve ficar bem cremosa, se não estiver, junte mais um pouco de água ou leite quente e mexa. Tire do fogo, misture uma colher de manteiga e duas colheres de requeijão.
Servir a galinha com o molho, acompanhada da polenta cremosa.  
O prato ficou bem gostoso, só que achei que ficou picante demais! Aff, haja água gelada para beber, carreguei muito na pimenta. Da próxima vez vou colocar só metade de uma pimenta vermelha.

5 comentários:

  1. Eita prato gostoso hein!
    Feliz 2011.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. A foto não fez jus, estava mesmo danado de bom, Fla.

    ResponderExcluir
  3. A sua receita de polenta branca foi a única que eu curti na net.
    Vou tentar fazer com um ossobuco e depois vou postar no meu blog: www.fernandaconvida.blogspot.com
    Depois dá uma passada lá para ver como ficou.
    bj

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll