segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Cacá Bakery - cupcakes

"Não tem dó no peito
Não tem jeito
Não tem ninguém que mereça
Não tem coração que esqueça
Não tem pé, não tem cabeça
Não dá pé, não é direito
Não foi nada
Eu não fiz nada disso
E você fez
Um Bicho de Sete Cabeças..."



Ontem foi um dia de muita satisfação para a aprendiz de Lilica. Ela ama cupcakes, e sua primeira tentativa de prepará-los em casa. Ela achava que eram muito difíceis de fazer, mas, ao final, descobriu que não era nenhum bicho de sete cabeças.  




Acompanhem comigo, nas palavras da aprendiz, a saga do cupcakes: 



"Começou assim... O B. me deu um livro que se chama "O mundo dos cupcakes", de Carole Crema.. É de uma confeiteira de São Paulo que foi pra NY e voltou fazendo cupcakes.. Segundo ela, ela foi quem "trouxe" a idéia pro Brasil...
A receita da massa é a do "Cupcake clássico". A massa é de baunilha e limão.
Fiz assim:
A primeira coisa que fiz foi colocar as forminhas de papel na forma que ia ao forno. Achei umas forminhas lindas pretas com bolinhas brancas. Tinha lido em algum lugar que os enfeites das forminhas acabam sumindo quando o cupcake assa, pq ficam molhadinhas e "se apagam". A dica era colocar uma forminha branca por baixo, para não"molhar" a forminha colorida. Aí resolvi fazer isso, e no fim tive que tirar e colocar fora as forminhas coloridas pq ficaram completamente soltas. Um saco hehehe.
Para a massa, coloquei na batedeira 150g de manteiga sem sal e 1 xícara de açucar até ficar bem misturadinho. Depois coloquei 2 ovos e diminui a velocidade. Coloquei 1/2 xícara de leite e um colher de sopa de essência de baunilha. Depois, fui colocando farinha peneirada (2 xícaras). Por último, coloquei 2 colheres de chá de fermento em pó e misturei raspas de limão normal e daquele amarelinho, o siciliano.
A massa ficou maravilhosa, comi tudo o que sobrou da tigela da batedeira... hehehe...
Quando terminou, coloquei nas forminhas... Tem que colocar em 3/4 dela, pq o bolinho cresce MUITO! Eu coloquei em 3/4 e mesmo assim ficou "pra cima" das forminhas...
Aí, deixei por uns 25 minutos no forno pré-aquecido, em 180º. Na receita dizia 15 minutos, ou até assar e o bolinho ficar douradinho. No nosso forno demorou 25 minutos pra mais... Eles ficaram lindos, dava pra comer assim.
Achei que ficaram muito leves, quando comi um (pra ver se tava pronto.. aham.. sei hehehe) ele esfarelou bastante, mas acho que pra primeira vez tá bem legal.





Ah, e a receita dizia que dava pra fazer 16 cupcakes, mas pra mim só saiu 12... Acho que coloquei demais, e por isso que acabou ficando um pouco pra fora...
Desenformei os bolinhos e deixei esfriando.
Tem que deixar esfriar completamente antes de colocar a cobertura, então só depois que tirei do forno comecei a trabalhar nela.
Para a cobertura, fiz um glacê real.
Tentei fazer um tal de merengue italiano, que depois adicionaria manteiga e essência de baunilha, junto com os corantes. Acontece que tinha que bater 8 claras em neve, enquanto no fogão fazia uma espécie de caramelo.. .Uma mistura de água com açucar, numa panela pequena, que tinha um tal ponto pra ficar pronto e começar a despejar no merengue. Aí, a primeira vez que fiz, quando achei que tinha chegado no tal ponto (que era até começar a borbulhar muito e pegar um pouco com a colher e despejar e tinha que ser um fio que no fim formava uma linha fina de caramelo), desliguei. Só que as claras tavam muito longe de ficar consistentes, então tive a brilhante idéia de ligar de novo o fogão pra dar uma esquentadinha. O que aconteceu???? Virou um açucar nojento que vai ficar na panela pra sempre. Não faço idéia de pq isso aconteceu, aposto que mamãe sabe e pode me explicar. hehehe. Corajosa que sou, resolvi fazer de novo, com as claras sempre batendo. Chegou no tal ponto (ou eu achei que tinha chegado) e comecei a despejar no merengue, enquanto ele batia. Tinha que deixar batendo até esfriar, ou seja, fiquei mais de uma hora nessa função. Esfriou, desliguei, fui provar, e adivinha? O caramelo tinha passado e tava super amargo e nojento, com um gosto horrível de queimado. Quase passei mal, tomei um litro de refri pra passar o gosto. Hahahaha. Aí quase desisti, depois de colocar 8 claras fora... Ia deixar os bolinhos assim, primos dos muffins... Mas decidi ir até o fim. Os cupcakes não iam me vencer! Hahaha.
Olhei no livro na parte de todas as receitas possíveis de cobertura e escolhi a mais fácil, que era o glacê real, pq já tava ficando revoltada com os cupcakes.
O glacê real é uma mistura de clara, suco de limão e açucar confeiteiro. Super rápido de fazer, mas MUITO doce. E como só vai uma clara, acabei batendo na mão porque a batedeira nao alcanca muito bem o fundo da tigela... Então, bati uma clara em neve e aos poucos adicionei duas xícaras e meia mais ou menos de açucar confeiteiro... Quando estava bem durinho, coloquei uma colher de sopa de suco de limão. Acho que é pra ficar um pouco menos doce, pq quase não se sente o gosto do suco. Fica super hiper mega duro. Achei que era mto pouco, então decidi que ia fazer duas vezes, até porque queria pelo menos duas cores de cobertura... Quando tava pronto, fui colocando gotas de corante azul e batendo até ficar da cor que eu queria... Coloquei num daqueles tubos de catchup vazio e fui colocando e apertando em círculos no bolinho pronto, já frio. Acabou que o bico do tubo deixou a linha muito fininha, então fiquei bastante tempo fazendo as voltinhas uma por cima da outra.. Mas ficou LINDO! Pra completar, coloquei confeitos de estrelinha e bolinhas de chocolate por cima...
A segunda vez que fiz, tentei fazer um pouco "no olho". Acabei colocando duas gemas, pq tinha sido mto pouco do azul, e resolvi colocar menos açucar e mais limão, pra ver se ficava menos doce. O resultado foi que não ficou consistente e durinho que nem o primeiro. Ficou bem molengo, mas deu pra usar igual. Cheguei até a colocar num saco de confeiteiro, pra ver se conseguia fazer a voltinha mais certinha, e menos fininha, mas tava tão molengo que não funcionou. No fim, acabei colocando de colher mesmo, e foi um pouco fora, pq fiz demais. Por cima, coloquei uma espécie de confeito rosinha, que achei ali no armário, e confeitos coloridos.






Fiquei em dúvida sobre o que fazer com eles, já que não vão ser comidos todos agora. Aí acabei colocando na geladeira, pq fiquei com medo da cobertura "derreter", por causa do calor.
E é isso! Hahaha. Entrei na cozinha as 9 da noite, e sai a meia noite. Mas no fim deu certo!!!
Eu sei que o Lilica Gourmet são comidas práticas e rápidas, mas na verdade, acho que se tu for ver, a cobertura que eu usei no fim não levou nem 10 minutos pra fazer as duas.. O bolinho assou em 25 minutos, fiquei nem 10 minutos também fazendo a massa... Então se tivesse dado tudo certo, como meu sonho mais dourado, teria ficado menos de uma hora na cozinha, pra fazer cupcakes deliciosos, no estilo Magnolia Bakery. O problema foi o maldito merengue italiano, que deu errado.
A Ju me disse que sabe qual é esse ponto do caramelo, então assim que esses que fiz forem todos comidos, vou fazer de novo. EU HEI DE FAZER O MERENGUE ITALIANO! MMMMUAHAHAHAHA!
O e-mail ficou gigante, mas tenho a desculpa de ter que descrever 3 horas seguidas na cozinha."

2 comentários:

  1. Adorei a saga dos cupcakes..rs. Descreveu muito bem as 3 horas. Eu me senti junto contigo na cozinha.:)

    Os cupcakes ficaram lindinhos. Boa sorte no próximo merengue italiano.

    Bjs Carol
    http://cozinhando7.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. A filhota inventa umas bagunças na cozinha, viu só, Carol? É bem minha filha rsrs

    ResponderExcluir

arquivo

blogroll