quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Sopa de lentilhas vermelhas

Ums sopa de primeira ordem é mais criativa que uma pintura de segunda.
(Abraham Maslow)



Preparei esta sopinha com lentilhas vermelhas. Esta receita rende quatro porções, é vegetariana e é e uma ótima alternativa para ser servida na ceia de ano novo, fugindo da tradicional lentilha ensopada. Fica linda servida em tigelinhas, polvilhada com temperos.

Não é preciso usar panela de pressão, nem colocar previamente de molho, pois essa variedade de lentilha é muito macia e cozinha rapidamente.  
Em um fio de azeite de oliva, refoguei uma cebola picada e um dente de alho. Juntei uma pitada de cominho e uma colher de chá de páprica. O perfume que se desprendeu do refogado a esta altura tomou conta da cozinha.  A seguir, adicionei à panela uma cenoura picada, uma batata picada, uma pimenta vermelha e duas colheres de massa de tomate. Deixei refogar mais um poquinho, juntei meio pacote de lentilhas amarelas e um litro de caldo de legumes. Esperei ferver, abaixei o fogo e deixei  cozinhar por cerca de vinte minutos. Como eu queria uma textura delicada, levei todo o conteúdo da panela ao liquidificador. Mas se preferir mais 'pedaçuda', bata apenas a metade da sopa.
Servir com um fio de azeite de oliva, pimenta moída e algumas gotas de limão.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

arquivo

blogroll